Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Departamento de Meio Ambiente colhe e manipula 250 mudas de oiti para o Viveiro Municipal de Batayporã

Grama ao lado do ginásio se mostrou terreno fértil e germinou centenas de mudas. Foto: Sodeta/ Prefeitura de Batayporã.

Os brotos foram colhidos no entorno do Ginásio Frederico Kruger e ficarão à disposição para projetos e solicitações da comunidade

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã

O Departamento de Meio Ambiente da Sodeta (Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente) realizou na última terça-feira (24) a retirada e manipulação de aproximadamente 250 mudas de oiti (Licania tomentosa) para o Viveiro Municipal de Batayporã.

As mudas foram colhidas por servidores no entorno do Ginásio Poliesportivo Frederico Kruger. O material foi plantado no Viveiro Municipal. Agora, as mudas estão à disposição para projetos da Prefeitura e solicitações da comunidade, que são avaliadas pela equipe responsável.

De acordo com o titular da Sodeta, Renan Bom, o trabalho é fundamental para preservação da flora de Batayporã. “Os servidores e servidoras que cuidam do viveiro têm se dedicado muito. Inclusive, nós pedimos à população que contribua com essas ações disponibilizando mudas. Nós vamos cuidar e multiplicar. Essa é uma maneira de aumentar a diversidade e garantir que sempre teremos mudas saudáveis para arborização e reflorestamento”, analisou o secretário.

A solicitação de mudas pode ser realizada à Sodeta, que vai avaliar a necessidade e promover as devidas orientações de plantio. “Precisamos respeitar as questões ambientais, pois as árvores devem ser plantadas em locais corretos, que não prejudiquem o ecossistema”, complementou o gestor.

Cb image default

Mudas foram manipuladas e serão fortificadas no Viveiro Municipal. Foto: Sodeta/ Prefeitura de Batayporã.

Sombra e Água Boa

A Prefeitura de Batayporã mantém no Instagram a conta Sombra e Água Boa (@sombraeaguaboa), com informações sobre a flora e corpos d’água locais. A iniciativa é um projeto de educação ambiental que visa difundir o conhecimento sobre a natureza do município. A conta faz alusão à vegetação e ao significado do nome Batayporã, que do guarani é traduzido como água boa do Bata. Na rede social, há um post especial sobre os oitis, espécie muito presente em Batayporã.

Conforme explicou o assessor especial da Sodeta e autor do projeto, Douglas Leite, a composição vegetal local, por muitas vezes, passa despercebida pela população e a Administração viu na ferramenta o potencial para explorar essa nuance. O diferencial está nas dicas de manejo das espécies da região.

Related posts

Polícia recupera 126 cabeças de gado furtadas e remarcadas avaliadas em R$ 400 mil

Anaurelino Ramos

Prefeitura de Angélica divulga gabarito de concurso

Anaurelino Ramos

Plantões de telemedicina podem reduzir filas de espera por especialidades em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário