Vale do Ivinhema Agora
Região

Saúde do Trabalho: Palestra conscientiza sobre prevenção a acidentes de trabalho com material biológico

Evento realizado nesta sexta-feira (28), no Centro de Convenções, foi aberto aos profissionais de saúde que atuam na rede pública e setor privado

 

Cogecom

 

Cb image default
Divulgação

Na data em que se celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em memória às vítimas de acidentes e doenças no Trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde, através de sua Coordenadoria de Saúde do Trabalhador, encerra o “Abril Verde”, dedicado à conscientização do tema, realizou na noite desta sexta-feira (28), realizou palestra sobre prevenção a acidentes de trabalho com material biológico.

Ministrada pelo Dr. Albino Cassel, médico clínico, cirurgião geral e vascular, emergencista atuante nos Hospitais Regional e Cassems, a palestra foi aberta pela coordenadora da Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde, Izaura Machado da Macena e pelo secretário Hernandes Ortiz. A plataforma de honra também contou com a presença da técnica de segurança do trabalho, Gleice Corneto, que atua no suporte à Coordenação.

Cb image default
Divulgação

A coordenadora da Saúde do Trabalhador, agradeceu a colaboração gratuita do palestrante, destacando sua qualificação e experiência. “Dr. Albino, que atualmente atua nos hospitais de Nova Andradina, já serviu o município trabalhando no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na abordagem às pessoas expostas a infecções sexualmente transmissíveis, como as hepatites, muitas das vezes provocadas por acidentes biológicos. Agradeço seu apoio e contribuição nesta palestra”, salientou Izaura.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde Hernandes Ortiz saudou os presentes e falou sobre sua preocupação para com a atualização de equipamentos de proteção nos ambientes de trabalho, em especial na saúde, onde acontece a maioria dos acidentes biológicos, no intuito de previnir a ocorrência dos mesmos.

“O maior patrimônio de uma empresa ou de um órgão do poder público é o seu colaborador e a atenção à sua saúde e segurança é nossa responsabilidade. Cabe a nós, que aqui estamos, levarmos às nossas empresas, especialmente clínicas e hospitais, as informações dadas na palestra do Dr. Albino”, disse Hernandes Ortiz.

Cb image default
Divulgação

Em sua palestra, Cassel destacou que a exposição do trabalhador ao risco biológico, acontece com maior frequência nos ambientes hospitalares, especialmente no manejo de materiais perfurocortantes, que causam ferimentos percutâneos, com capacidade de atravessar a pele.

“O profissional de saúde, do médico ao trabalhador da limpeza, tem de triplicar o cuidado no ambiente de trabalho, principalmente em ambientes hospitalares, desde a higienização ao uso de máscara, luva e óculos, mantendo em dia a vacinação contra a hepatite B”, expressou o palestrante.

Cb image default
Divulgação

Albino Cassel explicou que os profissionais que trabalham no setor de limpeza e esterilização são os mais expostos a contaminação, pois trabalham com a destinação de lixo hospitalar perfurocortantes, e salientou sobre a importância da notificação dos acidentes.

A esterilização e o manuseio de utensílios utilizados em estúdios de tatuagem, clínicas estéticas e salões de beleza, também são preocupação da Coordenadoria de Saúde do Trabalhador. Em caso de acidentes que envolvam profissionais ou clientes, a coordenação orienta o usuário a procurar o mais rápido possível, a unidade de Saúde de seu bairro.

Related posts

Diárias pagas pela Câmara de Deodápolis serão fiscalizadas pelo Ministério Público

Anaurelino Ramos

Indicação busca organizar estacionamento de motocicletas na Avenida Moura Andrade

Anaurelino Ramos

Rota das Igrejas conecta municípios em novo roteiro turístico regional

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário