Vale do Ivinhema Agora
Saúde

MS receberá R$ 115,8 milhões para cobrir repasse do piso nacional da enfermagem

Serão R$ 7,3 bilhões para todo o País, divididos em nove parcelas; piso da enfermagem será de R$ 4.750,00

Por Campo Grande News

Mato Grosso do Sul irá receber R$ 115,8 milhões para cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras no estado e municípios. O piso foi criado a partir de projeto de lei assinado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 18.

A portaria foi republicada hoje, assinada pela ministra Nísia Trindade Lima, para correção de informações.

No total, a portaria estabelece a divisão e os parâmetros de distribuição de R$ 7,3 bilhões em recursos para o piso salarial das categorias em todo o País. Conforme publicação hoje no Diário Oficial da União, as parcelas serão transferidas mensalmente a partir de maio deste ano, com repasse de duas parcelas em dezembro de 2023.

O FNS (Fundo Nacional de Saúde) adotará medidas necessárias para as transferências para os fundos estaduais, municípios e do Distrito Federal em nove parcelas. Caberá aos gestores o repasse dos recursos às entidades privadas sem fins lucrativos que participam de forma complementar ao SUS.

Foi estabelecido prazo de 30 dias após o FNS creditar nas contas bancárias para que estados e municípios façam o pagamento. Depois disso, ele deve ser realizado de forma automática.

No total, Mato Grosso do Sul e os municípios receberão R$ 115.856.352,09, sendo que a primeira parcela será de R$ 12.872.928,01. Somente para o Estado, serão R$ 9.942.406,02 divididos em nove parcelas. Para Campo Grande serão destinados R$ 5.191.069,62 por mês, chegando a R$ 46.719.626,58. Dourados terá R$ 20.599.713,54 e Três Lagoas, R$ 5.488.394,31.

De acordo com a legislação, o piso salarial dos enfermeiros contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) será de R$ 4.750. Os técnicos de enfermagem devem receber 70% desse valor (R$ 3.325), enquanto os auxiliares de enfermagem e as parteiras devem receber 50% (R$ 2.375).

Fonte – A lei que prevê o piso estava suspensa por decisão do Plenário, que referendou a liminar concedida pelo relator sob argumento de ausência de indicação da fonte de custeio e dos impactos da alteração legislativa sobre a situação financeira de estados e municípios, além de riscos para empregabilidade e para a qualidade dos serviços de saúde.

Após o referendo pelo Plenário, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional 127/2022, prevendo competir à União prestar assistência financeira aos entes subnacionais para o cumprimento dos pisos salariais. Posteriormente, foi editada a Lei 14.518/2023, que abre crédito especial ao Orçamento da União, no valor de R$ 7,3 bilhões, para atendimento a essa programação específica.

Related posts

Ministério da Saúde vai testar canetas emagrecedoras com foco na incorporação ao SUS

Anaurelino Ramos

LIRAa de maio orienta ações de prevenção às arboviroses em Mato Grosso do Sul

Anaurelino Ramos

Vigilância Sanitária realiza incineração inédita de medicamentos irregulares

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário