Vale do Ivinhema Agora
Educação

Alunos de Nova Andradina vivenciam o trânsito na “Cidade Móvel” -Detranzinho

Alunos do Ensino Fundamental das redes pública e particularaprendem a respeitar as regras de trânsito

Nova Andradina recebeu nesta quinta-feira (08), o projeto ‘Cidade Móvel – Detranzinho’, uma mini cidade montada no Ginásio de Esportes “Brás Sinigáglia”, com direito a órgãos públicos, casas, semáforos, placas de sinalização e faixas de pedestres.

Nesta cidade fictícia, os alunos do ensino fundamental das redes pública e particular fazem um passeio de bicicleta, onde as crianças aprenderam como atravessar a rua na faixa de pedestre em cruzamentos com/sem semáforos e tiveram noções do comportamento do ciclista nas vias.

A iniciativa é uma parceria entre o Departamento Municipal de Trânsito (Demtran) e Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) com o apoio dos universitários do curso de pedagogia da Uniesp, que receberam instruções para auxiliarem nas atividades com as crianças.

De acordo com a coordenadora de educação para o trânsito do Demtran, Kelly Borba, muitos ciclistas desconhecem as leis de trânsito ou não tem consciência de que o mal comportamento na via pode causar acidentes.  “Temos uma cidade bem sinalizada, com ruas largas,mas os ciclistas não obedecem às regras de trânsito, trafegam na contra mão, não respeitam a placa “PARE” e nem no semáforo fechado, invadem as calçadas. Muitas ciclistas não tem a consciência de que a bicicleta é um meio de transporte e,por isso, deve respeitar as normas de trânsito”, ensina a coordenadora.

O projetoaborda situações pertinentes ao convívio no trânsito, possibilitando de forma divertida, a assimilação das principais regras e condutas, além da compreensão do papel de cada um como protagonista do trânsito e multiplicador da mudança de atitude, em prol de um trânsito mais seguro e gentil.

A equipe de trânsito trabalhou durante todo o dia para atender as escolas. “É um trabalho de educação que mostra a preocupação do governo municipal com a redução dos acidentes e mortes no trânsito de Nova Andradina”, comenta Kelly.

Detranzinho – Cidade Escola

  • I
  • I
  • I

A Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho foi instituída em setembro de 1998, tendo o início das atividades e atendimento em 27 de maio de 1999. O Projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento do Programa de Educação e Ensino para o Trânsito do Detran-MS, motivando as escolas por meio dos professores e estudantes a participarem, inclusive do Concurso, que orienta o desenvolvimento dos conteúdos e das atividades sobre o tema trânsito, segurança e prevenção de acidentes com pedestres, ciclistas, passageiros, meio ambiente, travessia segura, dispositivos de retenção, regras de circulação, visando integrá-los no contexto trânsito.

 

Fotos: Bruno Seleguim

 

Related posts

IFMS abre inscrições para 1,4 mil vagas em cursos técnicos a distância

Anaurelino Ramos

UFGD abre inscrições para migrantes e refugiados interessados em cursos de graduação

Anaurelino Ramos

Estudantes que recebem “pé de meia” salta de 26 mil para 43,7 em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário