Vale do Ivinhema Agora
Cultura Eventos

Clássicos da cultura caipira emocionam público durante show de Lourenço e Lourival na 2ª Festa do Agricultor

Evento em Batayporã homenageou população do campo com autêntico sertanejo; repertório nostálgico não deixou de evocar sucessos como ‘Franguinho na panela’ e ‘Meu Reino Encantado’

Prefeito Germino e representantes do Legislativo destacaram a cultura do campo e a importância dos trabalhadores rurais. (FOTOS: Prefeitura de Batayporã)
Lourenço e Lourival animaram público com tom descontraído e execução perfeita dos clássicos. (FOTO: Prefeitura de Batayporã)

Gravações no celular, semblante emocionado e letras na ponta da língua. Essa foi a imagem da multidão que lotou o Núcleo Urbano dos Assentamentos de Batayporã para o show com a dupla Lourenço e Lourival. Os sertanejos foram a atração principal da 2ª Festa do Agricultor, realizada durante a noite do sábado (26).

A representação autêntica do gênero musical despertou memórias e homenageou a população do campo com clássicos da cultura caipira. O aguardado repertório não deixou de resgatar sucessos como “Franguinho na Panela”, “Meu Reino Encantado”, “Mala Amarela” e “Menina da Aldeia”, pedidas a cada batida de viola e violão.

“Calma, que nós vamos chegar nessa menina aí”, brincou a dupla no início do show. O tom descontraído e intimista marcou a interação dos cantores com a plateia. Orgulhosos de suas 1.240 gravações, Lourenço e Lourival mostraram que as conhecidas vozes, que passaram dos tempos áureos do rádio à era digital, continuam vigorosas e fundamentais na transmissão do ‘sertanejo raiz’.

“Uma nostalgia boa, que desperta lindas lembranças em cada um de nós. Essa festa integra nossa comunidade – a área urbana e a área rural – mostrando o valor das pessoas do campo”, disse o prefeito de Batayporã, Germino Roz. E se a ideia é integrar, o evento reuniu não apenas o público do município, mas de cidades de toda a região.

É o exemplo do casal João Lúcio e Dalva Alves Santolini, de Nova Andradina. De famílias de agricultores, atualmente a dupla administra um pesqueiro. “A gente que é da área rural, gosta muito de Lourenço e Lourival, desde criancinhas. Resolvemos vir prestigiar a festa. Não podíamos perder de jeito nenhum. A Administração teve uma excelente visão. A gente que é dessa área se sente valorizada numa hora dessas”, comentou o empresário do campo.

A esposa aprovou a iniciativa: “assim que ele falou sobre o show, eu disse “bora curtir então””, relembrou Dalva. Os visitantes também ressaltaram a estrutura da festa. A estrada de acesso aos assentamentos, que tem recebido obras de melhoria, e a estrutura preparada no Núcleo, com barracas de comidas e bebidas, foram outros pontos destacados pelo casal. “Está tudo muito bom”, arrematou João Lúcio.

Morador do Assentamento São Luiz há mais de 30 anos, Sidnei Marques da Silva cresceu em uma família de agricultores familiares e hoje é agente comunitário de saúde na região onde reside. O profissional foi voluntário na venda dos quitutes preparados pela igreja local e também avaliou o evento.

“A festa está ótima, bem planejada e bem organizada. Isso traz para nós, enquanto comunidade dos assentamentos São João, Mercedina e São Luiz, um resultado muito bom e muito importante, que é agregar e valorizar cada vez mais a agricultura familiar”, analisou.

A primeira edição da Festa do Agricultor, promovida em 2022 com shows de Gilberto e Gilmar e Victor Gregório e Marco Aurélio, revelou o sucesso da iniciativa e motivou a continuidade do evento.

O objetivo é impulsionar a atividade agropecuária e dar visibilidade aos três assentamentos de Batayporã. Neste ano, somada à apresentação dos sertanejos, a cantora Ruth Oliveira finalizou a noite com um verdadeiro baile no palco do Núcleo Urbano.

SUGESTÃO DE LEGENDA:

Do rádio à era digital: dupla mostra vigor na transmissão do ‘sertanejo raiz’. FOTO: Prefeitura de Batayporã

Momento histórico: público não perdeu oportunidade de registrar show. FOTO: Prefeitura de Batayporã

Prefeito Germino e representantes do Legislativo destacaram a cultura do campo e a importância dos trabalhadores rurais. FOTO: Prefeitura de Batayporã

Lourenço e Lourival animaram público com tom descontraído e execução perfeita dos clássicos. FOTO: Prefeitura de Batayporã

De Nova Andradina, João Lúcio e Dalva também sinalizaram importância do evento e curtiram festa acompanhados dos amigos Gercílio e Branca. FOTO: Prefeitura de Batayporã

Comunidade São Luiz aproveitou oportunidade para vender quitutes. FOTO: Prefeitura de Batayporã

Praça de alimentação também é atrativo para quem curte a Festa do Agricultor. FOTO: Prefeitura de Batayporã

Ana Carla Barbosa

Related posts

Talento e criatividade marcam 2ª edição do Sarau Cultural em Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Para comemorar Dia do Músico, Hashioka realiza sessão solene Tom do Pantanal amanhã

Anaurelino Ramos

Kamisa 10 leva público ao delírio em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário