Vale do Ivinhema Agora
Política

TCE-MS apresenta aos servidores painéis oriundos do Projeto E-EXTRATOR

 

Os três dias de evento (3, 4 e 5 de julho) que têm registrado um número recorde de servidores no Plenário do TCE-MS, cumpre o item 7 do plano de ação publicado na Resolução n. 59 em novembro de 2017 que compreende a apresentação e a entrega dos sistemas aos comitês temáticos  que fazem parte da Reestruturação Organizacional do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, presidida e coordenada pelo conselheiro e Ouvidor do Tribunal de Contas, Osmar Jeronymo.

De acordo com o Diretor de Gestão e Modernização do Tribunal de Contas, Douglas Avedikian, o evento compreende quatro dias no período da manhã e três dias à tarde: “Fazemos a entrega dos painéis aos comitês temáticos com login e senha pela manhã com o objetivo de os mesmos possam visualizem com mais profundidade o conteúdo de cada painel com a percepção da área que irá utilizar os painéis. Após isso eles nos entregarão a regra de negócio para que a gente possa customizar os painéis segundo a percepção da área. No período da tarde estamos fazendo uma apresentação geral para todo o efetivo da Corte de Contas, mostrando todos os painés que já se tem produzido por meio do Projeto E-EXTRATOR”.

Segundo Douglas Avedikian, o ganho é muito grande, pois atualmente os painéis foram criados com a visão da tecnologia da informação e da modernização: “E agora precisa ser refinado, ter um ajuste meticuloso por quem vai utilizar o sistema, que é o auditor e o técnico de controle externo e, nesse caso, eles estarão passando para nós sugestões, para que assim, possamos melhorar o sistema de acordo com a percepção deles”, finalizou.

Para a auditora de controle externo do TCE-MS, Kasla Garcia Gomes, a participação do profissional de auditoria no processo é fundamental, pois os sistemas de TI são o instrumental de trabalho da atividade finalística do Tribunal de Contas: “Não há como separar os sistemas da auditoria, e o papel do auditor inserido no contexto da reestruturação e dessa nova modalidade de se fazer auditoria com um instrumental fantástico que é o E-EXTRATOR, só aperfeiçoa nosso trabalho e assim conseguimos dar respostas mais eficazes e eficientes do trabalho do TCE-MS para a sociedade no controle dos gastos públicos e na implementação da fiscalização dos serviços públicos”.

O programa de reestruturação organizacional do Tribunal de Contas POSSUI UM Plano de Ação com 43 ações, todas programadas para serem realizadas dentro do ano de 2018,  e está sendo feito sem nenhuma interferência na rotina de trabalho da Corte. O novo modelo é baseado no conceito de tematização das áreas de controle externo, capacitação de servidores para área específica e modernização dos processos de trabalho. Com a reestruturação, o TCE-MS passa a considerar a área de formação profissional de cada servidor, para que todos façam o seu trabalho com maior conhecimento e competência.

Olga Mongenot

Related posts

Ivinhema: servidor público do município condenado por peculato de lavagem de dinheiro é preso

Anaurelino Ramos

PF realiza buscas na casa do prefeito de Sorocaba, famoso nas redes sociais

Anaurelino Ramos

Poder legislativo questiona aumento do IPTU em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário