Quitutes do Conviver proporcionaram confraternização durante café da manhã. Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Múltiplas atividades promoveram saúde mental, lazer e autonomia da pessoa idosa
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Batayporã finalizou nesta sexta-feira (29), as atividades da Semana do Idoso 2023, que trouxe o tema “Respeitar o idoso é tratar a nossa própria história com carinho”. Para finalizar a programação, o Conviver promoveu passeio recreativo no balneário municipal de Anaurilândia, na quinta-feira (28) e, nesta sexta-feira (29), realizou celebração ecumênica na sede do projeto e apresentação do coral Voz do Coração.
“Foi uma semana com muitas atividades especiais e ficamos felizes porque houve uma grande adesão. É um período especial, em que chamamos a atenção da sociedade para os direitos da pessoa idosa, mas também proporcionamos um clima de comemoração, de gratidão à vida”, explicou a secretária de Assistência Social, Maynara Wruck.
Nesta manhã, o padre da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Celestino Sandi, e o pastor da 1ª Igreja Batista de Batayporã, Amiel Campos, ministraram reflexão espiritual para os participantes do Conviver. O momento também foi acompanhado por louvores, sacramentos e ordenanças das duas denominações religiosas. Na sequência, os presentes confraternizaram durante o café da manhã preparado pela equipe do Conviver.
Recreação
“É um olhar integral. A Semana do Idoso trabalhou cada ponto dentro da complexidade do ser: a saúde mental, a reflexão sobre as vivências, a espiritualidade, o lazer e a comunhão entre as pessoas”, avaliou o prefeito Germino Roz, que acompanhou o projeto no passeio ao município vizinho.
“Foi um momento gratificante em Anaurilândia. Um tempo para reavivar memórias, estar em contato com a natureza e ter muita diversão entre amigos. Os idosos do Conviver de Batayporã nos dão uma aula de juventude. Eu me senti acolhido”, complementou o chefe do Executivo.
Valorização da experiência
Também nesta semana, conviventes e seus familiares participaram de palestra com a psicóloga Kessiane Vieira. O objetivo foi sensibilizar o público a partir da valorização das histórias e vivências da pessoa idosa a partir de um bate-papo dinâmico e descontraído.
A Semana do Idoso incluiu ainda os moradores do Lar Santo Antônio de Pádua, instituição filantrópica de longa permanência. Na terça-feira (26), a equipe do Conviver promoveu intercâmbio entre o Lar e o projeto. “Foi uma tarde de lazer, com a apresentação da dança carimbó, executada pelas participantes do Conviver, bingo com brindes e um lanche caprichado”, detalhou a coordenadora Ilda Almeida.