Rio Guiraí é um dos principais mananciais de Novo Horizonte do Sul e terá pelo menos vinte nascentes suas protegidas por meio de projeto (Foto: Divulgação)
Um projeto em andamento, promete proteger 20 nascentes pertencentes ao manancial do Rio Guiraí, dentro do município de Novo Horizonte do Sul (MS).
O projeto envolve a Prefeitura de Novo Horizonte do Sul e a Itaipu Binacional. O mesmo já se encontra em vias de ser colocado na prática.
E tem como finalidade fazer o acompanhamento destas nascentes. Inclusive melhorias para que ela continue e aumente a produção de água.
Conforme o Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura, Adilço José Scapin, a Itaipu tem interesse e aumentar a produção de água, assim como o município na preservação de suas nascentes e afluentes.
O Gerente de Meio Ambiente, ainda contou sobre a preocupação do Prefeito do município Aldenir Barbosa do Nascimento, o Guga, do PSDB.
A determinação do chefe do executivo, além do projeto em questão é a proteção do maior número de nascente possível, para que a chamada crise híbrida não chegue a cidade tão cedo.
Rio Guiraí
O Rio Guiraí, manancial que corta todo o município de Novo Horizonte do Sul e parte do município de Jateí, é um dos principais afluentes do Rio Ivinhema.
Esse, um dos mais populares do Mato Grosso do Sul, é afluente importante do Rio Paraná. O curso de água desse último é que move a Usina de Itaipu. (Vale do Ivinhema Agora)