Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Saúde de Batayporã realiza ação de conscientização no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Assessoria PMB, PMB

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para disseminar informações e conscientizar a população sobre prevenção, atenção e tratamento do HIV, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, promoveu uma ação no último sábado.

Distribuição de preservativos, orientação sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testes rápidos para diagnósticos e encaminhamentos para serviços de referência na rede municipal de saúde fizeram parte da atividade que marcou a data.

Durante ação de conscientização, realizada na Avenida Brasil, em frente a Feira do Produtor, foram empreendidos cerca de 85 testes, com resultados de pessoas reagentes para HIV e para Sífilis.

A secretária Marcela Leite acompanhou a atividade e ressaltou a importância da campanha, já que o crescimento da Aids na juventude continua sendo uma preocupação. No Mato Grosso do Sul o maior índice é de pessoas entre 15 a 39 anos, mas também está havendo registros significativos de mulheres acima de 60 anos.

Cb image default

“Temos a missão de prevenir e conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados. E àqueles que já foram infectados temos o dever de orientar e dar todo o suporte”, afirmou.

Atualmente a Secretaria de Saúde disponibiliza os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C nas ESF’s, ampliando o acesso da testagem a toda população de forma segura e sigilosa. “Já fazemos esse trabalho rotineiramente nas unidades de saúde e em outras ações do município. Com essa ação buscamos fazer o alerta para as pessoas que passavam pela Avenida Brasil, mas vamos continuar e intensificar essa abordagem”, ressaltou a Gestora.

Luta – O Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a doença. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países.

Cb image default

O símbolo da campanha é o laço vermelho, visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS.

Cb image default

Related posts

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Comércio de Nova Andradina registra grande movimentação nesta véspera de Páscoa

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário