Vale do Ivinhema Agora
Economia

PL de Hashioka proíbe cobrança antecipada de IPVA nas transferências de veículos no MS

Foto: Wagner Guimarães/Alems

 

A intenção, com o projeto, é permitir que a transferência seja realizada sem a necessidade de pagamento antecipado do imposto, facilitando a comercialização do automóvel

Por: Adriana Viana   Foto: Wagner Guimarães/Alems

Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira, 16, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei 108/2024, que veda a cobrança adiantada do Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para a transferência de veículos automotores em Mato Grosso do Sul.

Conforme o texto, é facultado ao contribuinte o pagamento antecipado do IPVA. A proibição de cobrar antecipadamente o IPVA não se aplica quando o veículo for transferido para outro Estado da federação. Caso aprovada, a lei entrará em vigor na data de sua publicação, e o Poder Executivo será o responsável por regularizá-la.

O autor da proposta explica que, conforme a legislação sul-mato-grossense atual, a transferência de um veículo implica na obrigação do proprietário quitar antecipadamente o IPVA. A intenção, com o projeto, é permitir que a transferência seja realizada sem a necessidade de pagamento antecipado do imposto, facilitando a comercialização do automóvel.

“Uma das vantagens dessa nova legislação é a simplificação do processo de transferência de veículos, tornando-o mais acessível e menos burocrático para os cidadãos”, ressalta Hashioka. O parlamentar destaca ainda que a medida não vai gerar prejuízos ao Estado e municípios. “A arrecadação do IPVA continua sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda, e as parcelas vincendas serão pagas pelo adquirente do veículo”, aponta.

Related posts

JBS de Nova Andradina promove Feirão de Emprego com mais de 50 vagas

Anaurelino Ramos

IPVA 2025 em MS terá 15% de desconto para pagamento integral até o fim de janeiro

Anaurelino Ramos

Governo de MS lança licitações para pavimentação urbana de mais de R$ 16 milhões em Fátima do Sul

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário