Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Mostra de Educação Popular em Saúde acontece nesta sexta-feira em São Carlos 

Terceira edição do evento é organizada por alunos de curso de aperfeiçoamento promovido na UFSCar

 

Na próxima sexta-feira, dia 14 de dezembro, será realizada em São Carlos a III Mostra de Educação Popular em Saúde, evento gratuito e aberto à comunidade. A atividade é organizada pela terceira turma do curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, ofertado, na cidade, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa vai apresentar o que foi desenvolvido ao longo do curso, realizado entre julho e dezembro deste ano, além da vivência de práticas integrativas, complementares e populares de cuidado à saúde.
De acordo com Maria Waldenez de Oliveira, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar e coordenadora pedagógica do curso, a Educação Popular é prática político-pedagógica orientadora da construção de processos educativos e de trabalhos sociais emancipatórios, direcionada à promoção da autonomia das pessoas, à horizontalidade entre os saberes populares e técnico-científicos, à formação da consciência crítica, à cidadania participativa, ao respeito às diversas formas de vida, à superação das desigualdades sociais e da discriminação, da violência e da opressão. “No campo da Saúde, a Educação Popular é uma estratégia singular para os processos que buscam o cuidado, a formação, a produção de conhecimentos, a intersetorialidade e a democratização do Sistema Único de Saúde, o SUS”, destaca Waldenez.
A coordenadora também explica que um dos objetivos da Educação Popular em Saúde é promover a valorização e a ponte entre a cultura popular e ações qualificadas dos profissionais da rede assistencial, a coparticipação e autonomia das terapias, aproximando os sujeitos da gestão, dos serviços de saúde, dos movimentos sociais populares, das práticas populares de cuidados e das instituições formadoras.
Em 2013, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde aprovaram a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS). A professora UFSCar integrou o comitê nacional responsável pelo processo de elaboração da política. “Hoje, temos a Educação Popular em Saúde como política nacional e em processo de implementação nos estados e municípios”, comemora a docente.

Curso de Aperfeiçoamento
O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde oferecido pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Escola Politécnica Joaquim Venâncio, do Rio de Janeiro, nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo. No Estado de São Paulo, apenas em São Carlos houve turmas, dado o histórico de atuação em Educação Popular em Saúde da UFSCar, com mais de 15 anos em ações locais e nacionais.
O curso é dividido por eixos temáticos, tem carga horária de 160 horas e a turma é composta por agentes comunitários de saúde, agentes de endemia, além de enfermeiras da Atenção Básica, outros profissionais de saúde e integrantes dos movimentos sociais. As atividades presenciais promovem reflexão, construção compartilhada de conhecimento, diálogo e valorização da cultura popular. “O curso integra a estratégia da Educação Popular no âmbito da política nacional, e tem como objetivo contribuir com a implantação da PNEPS-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS”, relata Waldenez de Oliveira.
Mais informações estão disponíveis em www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br.

Mostra em Educação Popular em saúde
O evento é o encerramento das atividades da terceira turma do curso e terá uma programação especial, aberta a toda a comunidade. A Mostra acontece no Campus I da Fundação Educação de São Carlos (Fesc), localizado na Rua São Sebastião, 2828, Vila Nery, das 9 às 17 horas. Serão realizadas oficinas, rodas de conversa e demonstrações de capoeira, Yoga, Tai Chi Pai Lin, auriculoterapia, arteterapia etc. A programação completa pode ser acessada em https://bit.ly/2UyPkKb.

 


Contato para essa pauta: Gisele Bicaletto    Telefone: (16) 33066595    E-mail:giseleb@ufscar.br

Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de São Carlos. 

Related posts

Boletim Epidemiológico: MS registra 16.012 casos confirmados de dengue

Anaurelino Ramos

Plantões de telemedicina podem reduzir filas de espera por especialidades em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Secretaria de Saúde divulga programação do Dia D Novembro Azul

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário