Vale do Ivinhema Agora
Campo

Lewandowski cria sala de situação para acompanhar tensão em Douradina

Em portaria, ministro determinou que grupo monitore segurança na Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica

 

Por Cassia Modena | Campo Grande News

Portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, cria uma sala de situação para acompanhar a tensão em torno da disputa da Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, em Douradina. O documento foi publicado hoje (19), no Diário Oficial da União.

Na semana passada, ao se reunir com lideranças indígenas guarani-kaiowá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia prometido que essa medida seria tomada.

Determina a portaria que a sala será coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e mantida por 60 dias, com a participação de membros do próprio ministério que a criou, além de representantes Secretaria de Acesso à Justiça; da Assessoria Especial do ministro; e da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Poderão ser convidados para fazer parte, ainda, membros da Secretaria-Geral da Presidência da República; do Ministério do Desenvolvimento Agrário; do Ministério dos Povos Indígenas; do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil; e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Os objetivos serão “monitorar, analisar e adotar providências quanto a demandas relacionadas à Segurança Pública” na área, diz a portaria.

A área em disputa tem aproximadamente 12 mil hectares e há 13 anos foi delimitada (uma das fases do processo demarcatório de Terras Indígenas). Porém, ainda não foi homologada no processo de demarcação (a fase final do mesmo processo) por o procedimento ter sido suspenso pela Justiça Federal.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, esteve no local disputado no início do mês. Ela prometeu esforço para resolver o impasse sobre a demarcação e pediu o fim dos ataques.

Agentes da Força Nacional monitoram a área. No início deste mês, o efetivo foi triplicado.

Related posts

Agraer leva informação sobre crédito rural e CAF a produtores de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Para proteger parque e propriedades no Pantanal, Governo de MS realiza ação inédita de queima prescrita

Anaurelino Ramos

Às vésperas de “churrasco em Paris”, ação na Justiça expõe gado clandestino em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário