Ações aconteceram de 17 a 20 de setembro
O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, data que antecede o início da primavera, por isso como parte das atividades em alusão a esse dia, o grupo PET Verde Legal, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Ivinhema (UEMS/Ivinhema), organizou ações durante a semana de 17 a 20 de setembro em três municípios próximos: Ivinhema, Glória de Dourados e Novo Horizonte do Sul.
A tutora do Grupo, professora Dra. Glaucia A. Morais, participou, no dia 17 de setembro, de uma atividade com estudantes da rede municipal de Ivinhema, a convite das professoras Norma Sueli de Oliveira Nocetti e Rosângela Jasper Fernandes e conversou com as crianças sobre a importância da vegetação em espaços urbanos, como na praça localizada no Bairro Vila Nova, em frente à Escola Angelina Jaime Tebet, onde elas estudam. Na praça, acompanhada pelos estudantes e professoras, a tutora colaborou com a identificação de árvores e arbustos ali presentes, foram apresentadas curiosidades sobre alguns deles e até realizada a coleta de sementes.
Todos puderam observar e refletir que, locais arborizados e não impermeabilizados são fundamentais para minimizar o impacto das chuvas, auxiliar a infiltração de água no solo, abastecendo o lençol e reduzindo o risco de enchentes; para servir de abrigo e fonte de alimento para animais, contribuem também com a melhoria da qualidade do ar, entre outros benefícios. Todos foram surpreendidos pela diversidade encontrada: ipês (amarelo, rosa, roxo), quaresmeira, monguba, palmeira, resedá, primaveras, aroeiras-verdadeiras (com sementes), aroeiras-salsa, ciprestes, pau-brasil, entre outras plantas de menor porte.
Pet Verde Legal nas Comemorações do Dia da Árvore
No dia 19, alguns integrantes do grupo, acompanhados da professora Dra. Dinorah Machado Vaz de Lima, participaram das atividades organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Glória de Dourados (2º Dia no Parque), no Parque Natural Municipal de Glória de Dourados (PNMGD), uma Unidade de Conservação que está sendo recuperada. Estudantes de quatro escolas sediadas naquele município foram recepcionados, conduzidos pela trilha ecológica e contribuíram com a recuperação da área do PNMGD plantando mudas de diversas espécies arbóreas nativas.
Além da UEMS, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participou das ações. Foram envolvidos 376 estudantes e 1000 mudas plantadas. “Sensibilizados pela importância de deixarem um legado favorável ao ambiente do qual todos dependemos e certos do poder transformador de nossas ações, as crianças e adolescentes se empenharam bastante e a comemoração pelo Dia da Árvore foi considerada um sucesso”, declarou a equipe do Grupo PET Verde legal.
Para fechar as atividades, no dia 20 de setembro, o grupo organizou um evento de doação de mudas no município de Novo Horizonte do Sul. Novamente, este evento contou com a participação da profª Drª Dinorah, além de alunas da disciplina de Extensão, Mylena Rosa de Souza, que coordenou o evento, Kézia Ferreira de Lima e Aline Alves de Lima.
Foram doadas aproximadamente 250 mudas, todas produzidas no viveiro da Unidade de Ivinhema, e a iniciativa teve como objetivo incentivar a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância das árvores para os ecossistemas. As mudas foram distribuídas na Praça da Igreja Matriz, acessível a todos os interessados. Houve participação expressiva da comunidade em geral e das escolas, que tiveram a oportunidade de adquirir mudas de diferentes espécies nativas, como cedro, cabeludinha, araçá-vermelho, copaíba, garapa, goiaba, guapuruvu, guapeva, grumixama, ipê, jatobá, pitanga, tarumã, pau-brasil, pau-pombo e pata-de-vaca.
Ainda durante a semana, foram realizadas doações de mudas diretamente no viveiro da Unidade, para atender as escolas de Ivinhema, por intermédio de professoras da educação básica que vieram retirar mudas para as atividades que programaram com seus alunos.
Com mais essa ação, o Grupo PET Verde Legal reafirma seu compromisso com a integração ensino-pesquisa-extensão, produzindo e doando mudas nativas para a comunidade local e regional, realizando ações de reflorestamento, educação ambiental e divulgação científica.
Atuando como um agente ambiental na região, o PET Verde Legal não só contribui para ações de reflorestamento, mas também conscientiza sobre a importância da preservação ambiental e colabora ativamente para a construção de um ambiente mais sustentável e verde.
Petiano(a)s participantes das ações do Dia da Árvore: Daniel Silva Leite, Ellen Caroline Dias de Lima, Grasielly Dias Vieira da Silva, Jonilda da Silva Alves, Kelvi Loran de Lima Farias, Mylena Rosa de Souza.