Vale do Ivinhema Agora
Meio Ambiente Região

Incêndios voltam a aumentar em semana com previsão de calor em MS

Após frente fria e chuvas da semana passada, apenas um havia ficado ativo no Estado

Por Cassia Modena | Campo Grande News

Até a última quinta-feira (10), havia apenas um incêndio em combate em Mato Grosso do Sul. Já nesta semana, que começou ontem (13), o número aumentou para três, segundo monitoramento do Corpo de Bombeiros. Com as temperaturas subindo no Estado, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), após a última frente fria com chuva passar, a tendência é de maior risco de propagação do fogo.

Mato Grosso do Sul enfrenta um aumento nos incêndios, com três focos ativos nesta semana, incluindo no Pantanal e no Cerrado. As temperaturas elevadas aumentam o risco de propagação do fogo. O Pantanal já teve 1.521.500 hectares queimados, e a PF investiga suspeitos de incêndios criminosos, incluindo uma família que teria iniciado uma “muralha de fogo” durante a festa de São João em Corumbá.

O Pantanal voltou a ser impactado com foco registrado na região do Paiaguás, dentro das Fazendas Santa Mônica e São José do Brejo. Até a noite anterior, ele estava extinto, mas a área continua em monitoramento pelo risco das chamas ressurgirem.

Outra região pantaneira com combate é a Paraguai-Mirim, próxima ao Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense. Segundo o Corpo de Bombeiros, a causa provável desse incêndio é um raio.

No Cerrado, entre Aparecida do Taboado e Paranaíba, os bombeiros tentam apagar fogo identificado no sábado (12).

Além disso, mais de 10 áreas sensíveis, localizadas nos dois biomas, são supervisionadas.

Quanto já queimou – De acordo com os dados do Lasa-UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), o Pantanal de Mato Grosso do Sul teve 1.521.500 hectares consumidos pelo fogo até ontem. Junto ao Pantanal de Mato Grosso, o total foi de 2.414.075 hectares.

Entre ontem e hoje (14), Mato Grosso do Sul foi o quinto estado que mais registrou focos de calor no País, de acordo com o programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Foram 71 registros. Estão na frente o Pará (327 focos), Tocantins (151 focos), Mato Grosso (132 focos) e Piauí (97 focos).

Investigações – A PF (Polícia Federal) avança contra os suspeitos de provocar incêndios criminosos no Pantanal.

Na semana passada, a força de segurança cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá/MS, junto ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

O alvo foi uma família suspeita de dar início à “muralha de fogo” vista atrás da festa de São João de Corumbá, em junho deste ano. A área é também investigada por grilagem. Há indícios ainda de criação de gado irregular por ali.

Related posts

Marquinhos do Dedé faz demissão em massa na prefeitura de Vicentina

Anaurelino Ramos

Quase 20 mil advogados decidem diretoria da OAB-MS nesta sexta-feira

Anaurelino Ramos

Fim de semana terá tempo estável, umidade baixa e aumento da temperatura em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário