Vale do Ivinhema Agora
Polícia

Equipe da Semadesc realiza visita técnica à usina sucroenergética da Adecoagro em Ivinhema

 

A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) realizou ontem (17) uma visita técnica à Usina Sucroenergética Adecoagro, em Ivinhema. O grupo foi liderado pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, o coordenador de agricultura Fernando Luis Nascimento, o coordenador de Normas Socioambientais Pedro Mendes, e a coordenadora de Energias Renováveis Mamiule de Siqueira. A visita técnica foi guiada pelo diretor de Compras da Adecoagro, Mariano de Santis, o diretor técnico de biogás Luis Felipe Colturato e o diretor industrial Roberto Oliveira.

Usina da Adecoagro em Ivinhema produz etanol e açúcar, biofertilizantes e também energias renováveis e biofertilizantes

A indústria produz álcool, açúcar, bioenergia, biometano e biofertilizante e gera 6.000 empregos diretos, nos municípios de Ivinhema e Angélica. No local estão plantados 200 mil hectares de cana-de-açúcar em modelo safra contínua.

Motobomba movida a biometano foi apresentada a equipe técnic da Semadesc durante a visita

A unidade conta ainda com uma biofábrica de mudas de cana-de-açúcar. Na usina, a vinhaça – subproduto da destilação do álcool vira insumo para produção de biometano (biodigestor – biogás, purificador – biometano). A produção de biometano tem 15 anos de desenvolvimento na Adeacoagro. A vinhaça gera economia de 30% em fertilizantes na lavoura.

Entre os projetos em andamento na usina estão um novo Posto de abastecimento que terá capacidade de 18.000m³ de biometano.

Display de abastecimento de veículos a biometano na usina da Adecoagro

A Adecoagro possui uma oficina credenciada para fazer conversões de veículos que conta com 800 funcionários. No local é feita a conversão de motores híbridos – sistema adaptado (diesel / gás); substituição de motor (ciclo diesel para ciclo otto). A frota atual movida a biometano na usina é de 6 veículos pesados, 4 moto bomba para fertirrigação, 1 trator e 125 veículos leves.

O secretário-executivo Rogério Beretta destacou a importância da visita à usina para conhecer os projetos de produção de energias renováveis. “A Adecoagro tem os melhores índices de energias renováveis do Estado. É um orgulho para o MS uma empresa com estes níveis de eficiência e produtividade”, comentou.

 

Rosana Siqueira, da Semadesc

Fotos –  Mamiule de Siqueira

Related posts

Dinheiro tomado de ex-desembargador deve ser destinado ao Governo Federal

Anaurelino Ramos

Saiba quem são os militares de MS indiciados pela PF por tentativa de golpe

Anaurelino Ramos

PC de Batayporã prende autor de furto de jóias e recupera parte dos produtos avaliados em R$ 22 mil

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário