Divulgação
Evento reforça compromisso coletivo com o futuro das crianças, envolvendo profissionais e autoridades em discussão sobre ações para o desenvolvimento infantil
Cogecom,
Nova Andradina deu um passo importante em prol das crianças ao realizar, nesta quarta-feira (23), uma Audiência Pública para debater o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O encontro reuniu profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social, Conselhos Municipais e representantes da sociedade civil. Também marcaram presença autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, reforçando o compromisso conjunto com o futuro das novas gerações.
O objetivo da audiência foi discutir, aprimorar e propor novas ações e metas para garantir o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, assegurando direitos fundamentais como saúde, educação e proteção. A abertura do evento contou com apresentações culturais dos alunos da Escola Pingo de Gente e da Oficina de Teatro da Funac, criando um momento lúdico que destacou o papel do afeto e do amor no desenvolvimento infantil.
Em seguida, autoridades como a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Giuliana Masculi, o vereador Arion Aislan, o promotor titular da 2ª Promotoria de Justiça, William Marra, e o juiz titular da 3º Vara Cível, Walter Arthur Alge Netto destacaram a importância do PMPI como um documento que integra múltiplos setores para garantir os direitos essenciais das crianças.
“Não adianta pensar na primeira infância apenas no contexto da educação. Saúde, assistência social e infraestrutura são fundamentais. O Plano é uma construção coletiva que depende do engajamento de todos”, ressaltou Giuliana.
O regimento do PMPI foi lido e aprovado. Após a leitura, o médico pediatra Samuel Massaroto Mariano ministrou uma palestra sobre “A Importância da Primeira Infância – Investindo no Futuro”, reforçando o impacto positivo de políticas públicas direcionadas às crianças.
Ao longo do dia, os participantes da audiência puderam contribuir ativamente com perguntas e sugestões, que serão analisadas e integradas ao documento final do PMPI, que ainda passará pela avaliação e aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Câmara Municipal.
Organizada pela Comissão Municipal Intersetorial, a audiência foi essencial para garantir que a sociedade tenha voz ativa na construção de políticas públicas de longo prazo, assegurando que o desenvolvimento da Primeira Infância seja tratado como prioridade absoluta nas administrações futuras.