Vale do Ivinhema Agora
Cultura Política

Deputados aprovam projeto de Gleice Jane que reconhece legado de Tia Eva

Por:    Foto: Divulgação ALEMS

Proposta altera a denominação de troféu concedido em solenidade na ALEMS para “Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva”

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta quarta-feira, 23 de outubro, o Projeto de Resolução da deputada estadual Gleice Jane (PT) que reconhece o legado de Tia Eva na luta por promoção social e contra o racismo.

A Resolução 32/2024 altera a ementa da Resolução 39, de 9 de setembro de 2009, incluindo o nome de Tia Eva no Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, que passará a se chamar “Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva”.

Para a autora do projeto, a resolução vai além de uma alteração no nome. “Tia Eva foi uma mulher quilombola que teve apagada dos livros e da história a sua contribuição para a formação da nossa Capital. Incluir o nome de Tia Eva nesse troféu é justo, mas também necessário para resgatar e manter viva a memória dessa mulher negra que sempre foi uma liderança e símbolo de resistência em terras sul-mato-grossenses”, declarou Gleice.

Criado pelo então deputado estadual Amarildo Cruz (PT), o troféu (que inicialmente era uma uma medalha) é uma homenagem anual concedida pela Assembleia Legislativa de MS às pessoas físicas ou jurídicas, como instituições públicas, organizações não-governamentais, universidades ou outros, que tenham efetiva atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no Estado de Mato Grosso do Sul.Neste ano, a cerimônia de entrega do troféu está prevista para o dia 28 de novembro e cada deputado pode indicar o nome de uma pessoa ou entidade para o recebimento do troféu.

Related posts

Plano de tentativa de golpe foi impresso no Planalto, diz PF

Anaurelino Ramos

Vereadores cobram Decoração Natalina em Nova Casa Verde e melhorias no distrito

Anaurelino Ramos

Vereador Bira propõe a construção de capela e muro no cemitério do distrito de Amandina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário