Vale do Ivinhema Agora
Região

Bataguassu declara emergência para ajudar vítimas após vendaval

Mais de 60 famílias tiveram prejuízos com o temporal que afetou a cidade nos últimos dias, estima prefeitura

Por Gabriel de Matos | Campo Grande News

 

https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2024/10/30/5e7922e5d0e0b6b508c99dd0189b96d617028315.jpg
Casa destruída por vendaval nos últimos dias em Bataguassu (Foto: Prefeitura de Bataguassu)

 

A Prefeitura de Bataguassu, distante a 313 km de Campo Grande, decretou situação de emergência para atender as famílias afetadas pelo vendaval na madrugada do último sábado (26). As rajadas de quase 80 km/h afetaram os Assentamentos Santa Clara e Aldeia.

A reunião de assinatura do decreto de emergência aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) com a participação do prefeito Akira Otsubo (MDB). Ele também pediu ajuda à Defesa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e apoio ao governo federal.

Em situação de emergência, se necessário, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.

Desde domingo, equipes das secretarias municipais estão nos dois assentamentos, o Santa Clara, mais atingido, e o Aldeia, ambos localizados a 74 km da sede do município, com acesso pela rodovia BR-267.

A equipe da Secretaria de Assistência Social segue fazendo um balanço dos danos. A prefeitura já catalogou mais de 60 famílias prejudicadas. As necessidades são diversas, mas a principal é de material de construção civil. Pelo menos quatro famílias, “perderam tudo que tinham, devido a casa ter sido destruída pelo vendaval”, diz a nota da prefeitura.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) registrou rajadas de vento de 77,7 km/h e acumulado de chuva atingindo a marca de 37,4 mm.

A campanha “SOS Santa Clara/Aldeia” continua em andamento para mobilizar a população a fazer doações. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude “já arrecadou cerca de 100 quilos de alimentos”, conforme informação do secretário Arcanjo. As doações devem ser comunicadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Dourados, 163, centro, Bataguassu.
Casa e mobília danificadas após temporal com ventos fortes em Bataguassu (Foto: Prefeitura de Bataguassu)
Casa e mobília danificadas após temporal com ventos fortes em Bataguassu (Foto: Prefeitura de Bataguassu) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Related posts

Homem é preso após perseguir e ameaçar ex-namorada em Batayporã

Anaurelino Ramos

PMR de Angélica apreende R$70 mil em pneus contrabandeados

Anaurelino Ramos

CRAS de Batayporã encerra cadastro do ‘Conta de Luz Zero’ com mais de 240 atendimentos

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário