Vale do Ivinhema Agora
Política Região

PEC sobre a Fundect será tema de debate na ALEMS na quinta-feira

Evento foi proposto pela deputada Gleice Jane e é aberto ao público e à imprensa, com cobertura dos canais oficiais

Por: Fernanda Kintschner/ALEMS   Foto: Luciana Nassar / Arquivo ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará uma reunião pública para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2 de 2024, que altera o ato das Disposições Constitucionais Gerais e Transitórias da Constituição do Estado de Mato Grosso do Su, no que tange as vinculações da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). O debate foi proposto pela deputada Gleice Jane (PT) e está previsto para iniciar às 14h, do dia 12 de dezembro, no Plenarinho Nelito Câmara.

O evento prevê abordar os impactos da desvinculação da garantia de 0,5% do orçamento estadual para as ações da Fundect, caso a PEC seja aprovada e a alteração do nome da Fundação, incluindo a palavra “Amparo” no lugar de “Apoio”. A PEC é de autoria de Londres Machado (PL) junto aos deputados Lia Nogueira (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Antonio Vaz (Republicanos), Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Junior Mochi (MDB), Paulo Duarte (PSB), Pedrossian Neto (PSD), Roberto Hashioka (União), Zeca do PT (PT) e Zé Teixeira (PSDB).

Segundo a deputada Gleice, proponente do evento, entidades da Educação e diversos pesquisadores alertam para os riscos que a PEC representa, alegando que a medida pode comprometer a transparência e a eficácia dos investimentos públicos, uma vez que instituições privadas não possuem o mesmo nível de controle e compromisso que a Fundect oferece.

“Para a comunidade acadêmica, a mudança significa um possível desmonte das políticas de incentivo à pesquisa científica, afetando diretamente o desenvolvimento econômico, social e cultural de Mato Grosso do Sul, promovendo retrocessos em um setor estratégico para o desenvolvimento. Seguimos atentos para garantir que a ciência e a tecnologia permaneçam como pilares no planejamento estadual, contribuindo para uma sociedade democrática e culturalmente desenvolvida”, afirmou Gleice.

Serviço

Acompanhe o debate pelos canais oficiais no FacebookInstagramTwitter e Youtube, com coberturas pelo Portal da ALEMS,  pelo link da TV ALEMS ou canal 9 da NET Claro e 7.2 aberto ou pelo link da Rádio ALEMS e FM 105.5.

*Com informações da assessoria parlamentar de Gleice Jane

Related posts

Prefeituras deixam Bolsa Família “correr frouxo” em MS, aponta CGU

Anaurelino Ramos

Câmara de Nova Andradina realiza reunião ampliada com servidores e assessores

Anaurelino Ramos

Terça-feira segue com tempo estável e previsão de altas temperaturas no Estado

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário