Vale do Ivinhema Agora
Economia Polícia Região

Orientações sobre como tirar de circulação cédulas falsas de dinheiro

A dica da Polícia Civil aborda um dos temas pelo qual nossa Ouvidoria têm recebido diversos questionamentos: o uso de dinheiro falso.

Muitos questionamentos têm chegado sobre como proceder em caso de recebimento.

A falsificação de dinheiro é crime previsto no Código Penal, com pena que varia de 3 a 12 anos de prisão.

Quem tenta colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento da sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Fique atento para as dicas.

  • Se o dinheiro suspeito for sacado no caixa eletrônico ou caixa 24 horas, as cédulas devem ser entregues em qualquer agência do qual a pessoa seja correntista e o banco é obrigado a trocar o dinheiro. Isso também vale para os aposentados que não têm conta em banco e sacaram as cédulas suspeitas;

  • Como as agências têm o registro da movimentação nos caixas, não é necessário apresentar extratos para fazer a substituição. Além disso, também não é exigido o registro de boletins de ocorrência. Basta procurar o banco de imediato;
  • Segundo o Banco Centra, o dinheiro armazenado nos caixas é de responsabilidade dos bancos. Portanto, nas situações em que a falsificação ficar comprovada, as instituições ficam sujeitas a sanções administrativas;
  • Se o cidadão receber dinheiro falso em outras operações, como em compras e vendas no comércio, a recomendação é entregar as cédulas em qualquer banco. Nesse caso, a agência vai registrar os dados pessoais do cidadão, como nome e CPF, e as cédulas serão enviadas em até 45 dias para o Banco Central, que vai analisar o dinheiro em até 20 dias depois de receber o dinheiro;
  • Se ficar comprovado que ele é legítimo, a pessoa será reembolsada e o dinheiro será creditado na conta corrente. Caso contrário, não há ressarcimento.

Para saber se o dinheiro é irregular, o Banco Central também indica algumas medidas:

  • Observar a marca d’água segurando a cédula contra a luz e olhar pela frente da nota e observar na área clara as figuras que representam os animais.
  • Ao sentir o alto-relevo, você percebe a diferença de tato em algumas áreas da nota, como no numeral do canto inferior esquerdo e nas extremidades laterais da nota.
  • Sempre que possível, comparar a cédula suspeita com outra que se tenha certeza ser verdadeira.

Fique Atento: Caso receba uma cédula suspeita em um caixa eletrônico, comunique o fato rapidamente ao banco em que você sacou o dinheiro. Se necessário, dirija-se a uma Delegacia de Polícia para registrar ocorrência.

Acompanhe nossas mídias sociais e veja mais dicas de segurança em nosso site, através do www.pc.ms.gov.br . Siga-nos no Instagram, inscreva-se em nossa página no YouTube e curta nossos vídeos.

Lá você encontra conteúdo exclusivo das ações da Polícia Civil, além de entrevistas e novidades.

Ouça o áudio desta e de outras dicas no site www.ms.gov.br através do MS NO RÁDIO.

Related posts

Polícia Civil incinera 567kg de maconha em Batayporã

Anaurelino Ramos

Justiça exige ações contra poluição do ar em MS

Anaurelino Ramos

Câmara de Nova Andradina sedia abertura da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário