Vale do Ivinhema Agora
Polícia

Prefeitura articula convênio para reinserção de detentos na sociedade

Além de promover a ressocialização, iniciativa visa suprir demandas da administração municipal com mão de obra nos serviços públicos

 

Cogecom,

 

Cb image default
Divulgação

A reinserção social de detentos foi pauta de uma reunião estratégica realizada na Prefeitura de Nova Andradina. Nesta quarta-feira (12), o prefeito Dr. Leandro Fedossi reuniu autoridades do Judiciário, Ministério Público e sistema penitenciário para discutir a formalização de um convênio com o Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina, visando a reintegração de detentos do regime fechado e semiaberto ao mercado de trabalho e suprir demandas da administração municipal com mão de obra produtiva nos serviços públicos.

A reunião contou com a participação do juiz da Vara Criminal de Nova Andradina, Juliano Luiz Pereira, a juíza Cristiane Aparecida Bibergue de Oliveira, o promotor de Justiça Murilo Hamati Gonçalves, o delegado regional André Novelli, além do vice-prefeito Arion Aislan, do presidente da Câmara, Fábio Zanata, e do procurador-geral do Município, Daniel Bastos.

O diretor do Estabelecimento Penal, Rogério Capote, e o chefe do Trabalho, Paulo Marinho, também participaram das discussões, que foram reforçadas por uma videoconferência com o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Rodrigo Rossi Maiorchini e outros representantes do sistema prisional do estado. Durante a reunião, foram discutidas ações, compartilhadas experiências de outros municípios e projetadas estratégias para a implementação do programa.

Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação

O prefeito Dr. Leandro destacou que a proposta foi inspirada em projetos bem-sucedidos, como o desenvolvido em Paranavaí (PR), onde a inserção de detentos no mercado de trabalho tem gerado impactos positivos tanto para os internos quanto para a gestão pública. “Provocamos essa reunião porque acredito que além de contribuir para a ressocialização dos detentos, esse projeto trará benefícios diretos para o município, ajudando a suprir a falta de mão de obra para serviços públicos essenciais. Estamos construindo um caminho que alia inclusão social e eficiência na gestão”, destacou o prefeito.

Cidades como Jateí e Coxim já desenvolvem projetos semelhantes, e Nova Andradina pretende seguir essa tendência. O projeto prevê a integração dos detentos em serviços como limpeza de praças, manutenção de espaços públicos e pequenas reformas em prédios municipais. Durante o período de trabalho, os internos serão monitorados para garantir o cumprimento das normas estabelecidas.

O juiz Juliano Luiz Pereira elogiou a iniciativa e reafirmou o compromisso do Judiciário em apoiar projetos que promovam a ressocialização de detentos e contribuam com o desenvolvimento do município.

A proposta será detalhada em estudos técnicos para viabilizar sua implementação em Nova Andradina. Caso o convênio seja firmado, o município dará um passo importante na construção de um modelo de ressocialização que alia justiça social, desenvolvimento humano e eficiência na gestão pública.

Related posts

Polícia Civil recupera aparelho celular em Taquarussu

Anaurelino Ramos

PF cita Gusttavo Lima e pastor bilionário em investigação sobre o PCC

Anaurelino Ramos

Oruam, filho de Marcinho VP, faz visita ao pai em presídio de Campo Grande

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário