Vale do Ivinhema Agora
Política

PL de Hashioka e Mara institui programa para reeducar agressores de violência doméstica

Com objetivo de prevenir casos de reincidência de violência doméstica e familiar, promover a mudança comportamental dos agressores e fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, os deputados estaduais Roberto Hashioka (União Brasil) e Mara Caseiro (PSDB) apresentaram o Projeto de Lei 59/2025, que institui o Programa de Reeducação e Responsabilização de Agressores de Violência Doméstica e Familiar “Renova”.
Lido pela deputada Mara na sessão ordinária desta quarta-feira, 19, o projeto estabelece diretrizes para os serviços de reeducação, tais como participação obrigatória em grupos reflexivos para os autores de violência doméstica, atendimento obrigatório com psicólogo e de reabilitação comportamental, monitoramento contínuo da participação e progresso dos agressores, com apresentação de relatórios, entre outras diretrizes.
Conforme a proposta, o Programa Renova se baseia na responsabilização e mudança de comportamento dos autores, prevenção de reincidência, promoção da equidade de gênero, integração com a rede de apoio à mulher e uso de metodologias que garantam abordagens eficazes para a reeducação.
Em sua justificativa, Hashioka apontou a violência doméstica como um problema social persistente. “A experiência de outros Estados, que já implementaram ações similares, demonstrou que a reeducação do agressor pode reduzir significativamente a reincidência desses autores”, destacou.
Adriana Viana/Assessoria Parlamentar

Related posts

Ivinhema: servidor público do município condenado por peculato de lavagem de dinheiro é preso

Anaurelino Ramos

PF realiza buscas na casa do prefeito de Sorocaba, famoso nas redes sociais

Anaurelino Ramos

Poder legislativo questiona aumento do IPTU em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário