Vale do Ivinhema Agora
Polícia

MS é o 2º estado com menor índice de furto de celulares no país

Governo Federal passará a notificar ladrões via mensagem de texto e Whatsapp nos próximos dias

 

 

 

Alison Silva/Correio do Estado

 

 

Mato Grosso do Sul é o 2º estado com menor índice de furto de celulares no país, é o que apontam os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024. O debate acerca do tema ganhou força recentemente após o presidente Lula subir o tom de declarações contra os responsáveis por esse tipo de crime, quando disse que o Governo Federal não permitirá que a “república de ladrões de celular” assuste as pessoas nas ruas.

O endurecimento do discurso cresceu em meio à atualização do programa Celular Seguro, criado pelo governo Lula (PT) em 2024, e que passará a notificar, via mensagem, aparelhos furtados e roubados que foram habilitados em uma nova linha telefônica.

A ação deve começar nesta semana, e quem não acatar a medida poderá ser alvo de um inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.

Conforme os números, o Estado é segundo com menor índice de furtos, sendo 41 a cada 100 mil habitantes, à frente apenas do Rio Grande do Sul, que registrou 32,3 roubos nesta mesma proporção.

Presentes no Anuário de 2024, os números se referem a 2023, primeiro ano de mandato do presidente Lula. À época, foram roubados 3.428 celulares em todo o Estado.

No mesmo sentido, o índice de roubos de celulares, também se manteve entre os menores do Brasil no mesmo período, 1.129 ao todo, porcentual de 124 a cada 100 mil habitantes, números que colocam Mato Grosso do Sul como o 3º estado com menos registros deste tipo de crime, à frente apenas dos índices proporcionais de Maranhão e Paraíba.

Os dados elencam que a maioria dos furtos realizados em Mato Grosso do Sul ocorreram em vias públicas e estabelecimentos comerciais, ambos com 26%, seguido por furtos em residências (20,9%).

Em âmbito nacional, os roubos de celulares caíram 10% no Brasil. Em contrapartida, os furtos dos aparelhos superaram os roubos pela primeira vez, com 494.295 contra 442.999 casos, respectivamente. Entre 2018 e 2023, enquanto os roubos de celular tiveram queda de 21%, os furtos de celular tiveram crescimento de 13,7%.

De modo geral, os furtos apresentam maior incidência nos finais de semana: sábados e domingos somam 35% dos registros. Os roubos, por sua vez, são mais frequentes entre terça e sexta-feira.

De acordo com o parecer do Anuário de Segurança Pública, o movimento dos furtos de celulares pode estar diretamente relacionado a uma tática comum entre os criminosos “para subtrair aparelhos desbloqueados das mãos das vítimas, que é o uso de bicicletas e motos para abordar as vítimas e arrancar de suas mãos os aparelhos de forma abrupta e com pouco tempo de reação.
Celular Seguro

O Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país. Uma das saídas propostas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o crime e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel.

Uma das saídas propostas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o roubo ou o furto e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Instituições Financeiras e as Operadoras de Telefonia colaboraram com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para o desenvolvimento do projeto.

A partir do programa, os parceiros dessa iniciativa serão alertados e tomarão providências necessárias para evitar maiores problemas. O Programa Celular Seguro é destinado a todos os cidadãos brasileiros. Para registrar o aparelho celular é preciso estar cadastrado no Gov.br.
Nova etapa

A ação de bloqueio do aparelho será possível para usuários que, logo após sofrerem o roubo ou o furto, acionarem o recurso “Modo recuperação” no programa Celular Seguro.

A função bloqueia todo o aparelho, como aplicativos de banco, mas mantém ativo o código IMEI, número de identificação do celular.

O bloqueio total também está disponível para os usuários do programa. Neste caso, a linha telefônica é completamente desativada, assim como todas as contas vinculadas às instituições parceiras. O programa pode ser baixado via loja de aplicativos tanto para os usuários de IOS e Android.

Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/cidades/ms-e-o-2o-estado-com-menor-indice-de-furto-de-celulares-no-pais/446042/

Related posts

PRF e FICCO apreendem 7,2 toneladas de maconha em Anaurilândia

Anaurelino Ramos

PRF apreende 1,3 tonelada de maconha em Campo Grande

Anaurelino Ramos

PRF inicia Operação durante feriado prolongado no MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário