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Dúvidas envolvem valores e critérios utilizados no cálculo do imposto, reajustado para o ano de 2025.
Os carnês de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 já foram entregues na maioria dos imóveis de Nova Andradina, e com eles surgiram questionamentos sobre a atualização dos valores dos imóveis e a metodologia utilizada para o cálculo da revisão.
Para dar respostas aos contribuintes, os vereadores do União Brasil, Quemuel de Alencar e Dito Machado, apresentaram requerimento à administração municipal solicitando informações detalhadas sobre o aumento do imposto para este exercício.
No documento, aprovado na sessão ordinária desta terça (08), os vereadores questionam o percentual de reajuste aplicado ao IPTU nos últimos três anos (2023, 2024 e 2025), a fundamentação legal por trás desse aumento e se houve atualização nos valores dos imóveis para o cálculo do imposto. Caso a resposta seja afirmativa, os parlamentares buscam esclarecer qual critério foi adotado para essa atualização, se foi realizada por técnicos da Prefeitura ou por uma empresa contratada. Em caso de contratação por licitação, eles solicitam o nome da empresa responsável e os custos do serviço para o município.
Além disso, os vereadores cobram informações sobre os investimentos e melhorias previstas para serem realizados com o aumento da arrecadação do IPTU. Também pedem esclarecimentos sobre a possibilidade de revisão ou concessão de descontos para os contribuintes mais afetados pelo reajuste.
“O requerimento se faz necessário diante das reclamações de munícipes sobre o aumento no valor do IPTU, que, em muitos casos, supera os índices nacionais de correção”, afirmam os autores do requerimento 20/2025, encaminhado para análise das autoridades competentes.