Vale do Ivinhema Agora
Meio Ambiente

Deputados votam projeto que torna Arara-azul ave símbolo de MS e outros três projetos

Arara-azul está incluída como vulnerável na lista de extinção

Fábio Oruê
arara-azulArara-azul em acompanhamento no Cras (Arquivo, Jornal Midiamax)

Deputados estaduais votam projeto de lei que institui a arara-azul como ave símbolo de Mato Grosso do Sul, em sessão desta terça-feira (15), na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Em primeira discussão será analisado o Projeto de Lei que institui a Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) como ave símbolo de MS e dá outras providências. O PL é de autoria do deputado Junior Mochi (MDB).

Também será votado o Projeto de Lei de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB) que define deficiência auditiva e estabelece valor referencial da limitação auditiva e altera a Lei nº 3.181, de 21de fevereiro de 2006, que dispõe sobre a Política Estadual para Promoção e Integração Social da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais.

Segunda discussão

O Projeto de Lei Complementar do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) altera a Lei Complementar 72, de 18 de janeiro de 1994.

O objetivo da alteração na norma vigente é instituir norma de transição em relação ao prazo de restrição para promoção e remoção na carreira do Ministério Público, em adequação às mudanças trazidas nas regras de mobilidade, com a Lei Complementar 313, de 7 de julho de 2023.

Novo artigo traz inserido pela proposta o prazo de 12 meses ao membro cuja promoção ou remoção voluntário tenha ocorrido antes da entrada em vigor da Lei Complementar 313/2023.

Conforme a Alems, a matéria não implica criação de cargos nem aumento da estrutura de pessoal, é apenas a inclusão de dispositivo tendente a otimizar a movimentação dos membros na carreira do MPMS.

Outro projeto, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), institui o “Dia S” de valorização e reconhecimento ao Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/IPF e Sindicatos filiados à Fecomercio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de MS), a ser comemorado, anualmente, no dia 16 de maio.

Related posts

Para proteger parque e propriedades no Pantanal, Governo de MS realiza ação inédita de queima prescrita

Anaurelino Ramos

MP investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis

Anaurelino Ramos

MPMS investiga queimadas em áreas de plantio de cana-de-açúcar em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário