Autoridades que presidiram a Conferência de Saúde (Foto: Divulgação) )
Profissionais da saúde lotaram o Centro de Eventos para debater diretrizes voltadas à promoção da saúde, segurança e dignidade no ambiente laboral
Nova Andradina sediou nesta terça-feira (15), a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, um importante espaço de diálogo e construção coletiva de propostas voltadas à promoção de ambientes laborais mais saudáveis, dignos e seguros. A solenidade de abertura, realizada no Centro de Convenções “Silvio Ubaldino de Sousa”, contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito Dr. Leandro Fedossi, o presidente da Câmara Municipal, Fábio Zanata, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, além dos vereadores Márcia Lobo, Alemão da Semente, Willian Moraes, Adelar Belo, Luciano Leal e Dito Machado.
Durante seu discurso, o prefeito Dr. Leandro Fedossi ressaltou a relevância da conferência como instrumento de escuta ativa e fortalecimento das políticas públicas de saúde no ambiente de trabalho. “A saúde do trabalhador é um compromisso que deve envolver toda a sociedade. Este espaço de diálogo é fundamental para construirmos políticas mais eficazes, garantindo dignidade, segurança e bem-estar para todos os profissionais que fazem a cidade acontecer”, destacou.
O Prefeito, que é médico, compartilhou reflexões sobre os desafios enfrentados diariamente na área, especialmente no que diz respeito à saúde mental. “Hoje, uma das maiores questões que discutimos é a saúde mental do trabalhador, sobretudo nas áreas da saúde e da educação, onde temos registrado o maior número de profissionais afetados. É uma realidade que exige atenção, cuidado e políticas efetivas de apoio”, pontuou.
A questão da empatia no atendimento também foi enfatizada durante sua fala. Dr. Leandro reforçou a importância de acolher com respeito e sensibilidade as pessoas que procuram as unidades de saúde.
A conferência foi aberta pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Ferreira Saraiva, que destacou a importância da participação popular e do controle social na construção de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional, que ocorrerá ainda este ano. A programação contou com palestras, rodas de conversa e debates organizados em três eixos temáticos: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores; e a participação popular para o controle social.
Durante os debates, os participantes puderam contribuir com propostas que vão compor o relatório final da conferência municipal, contribuindo para a formulação de políticas públicas nas esferas municipal, estadual e nacional.