Vale do Ivinhema Agora
Educação

UFGD oferece 600 vagas para qualificação de professores nos municípios de Itaporã e Fátima do Sul

Educadores de Fátima do Sul e de Itaporã e região podem se inscrever, até 31 de maio de 2025, para participar do curso de Extensão “Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva: Capacitação para Gestores, Professores e Comunidade Indígena”. O curso será ofertado pela Universidade Federal da Grande Dourados, por iniciativa do Grupo de Pesquisa de Ocupação de Vagas Efetivas (GPOVE) em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR/MEC).

As vagas destinam-se a pessoas que trabalham em escolas municipais, como gestores escolares, professores de apoio especializado, auxiliares de atividades educacionais, profissionais administrativos e estagiários. A prioridade é para quem atua em salas de aula regulares e/ou em Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Caso haja vagas excedentes, poderão se inscrever gestores e professores da Rede Estadual e Privada, profissionais da área de educação Básica que não estejam atuando, e estudantes de nível superior. Para conferir o edital com todas as informações sobre o processo seletivo de cursistas, acesse https://editais.app.ufgd.edu.br/processo/1383/FACE.

O curso será gratuito e na modalidade semipresencial, com carga horária total de 180 horas. Com início previsto para julho de 2025, haverá um encontro presencial mensal nos polos de Itaporã e Fátima do Sul, além de atividades assíncronas disponibilizadas pelo canal do YouTube da FACE/UFGD e pela plataforma Moodle.

O objetivo central da formação é capacitar os profissionais da rede pública municipal para que possam desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, acessíveis e culturalmente situadas, promovendo o respeito à diversidade e o atendimento às necessidades de todos os estudantes, indígenas e não indígenas, com ou sem deficiência.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, até as 22h do dia 31 de maio de 2025, conforme o horário oficial de Mato Grosso do Sul, pelo site: https://inscricao.ead.ufgd.edu.br/

Serão ofertadas quatro turmas de 75 vagas no Polo de Itaporã, totalizando 300 vagas, e duas turmas no Polo de Fátima do Sul, com 300 vagas no total. A iniciativa reforça o compromisso do GPOVE/UFGD e da RENAFOR/MEC com a formação continuada para educadores, promovendo a construção de ambientes escolares mais justos, acolhedores e inclusivos.

Jornalismo ACS/UFGD

Related posts

Ato simbólico marca campanha “Faça Bonito” em Batayporã

Anaurelino Ramos

Funcionária de escola estadual de MS tem perna quebrada por aluno ao ser empurrada de escada 

Anaurelino Ramos

Projeto da Rede Municipal de Batayporã desenvolve interdisciplinaridade com metodologias ativas

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário