Divulgação
Com oficinas, debates e apresentações culturais, evento promovido pela FUNAC e UFMS reforça a valorização da memória coletiva e das identidades locais
Cogecom,
A cultura, a memória e as múltiplas identidades de Nova Andradina ganham destaque entre os dias 19 e 24 de maio com a realização da Semana do Museu 2025. Com o tema “Patrimônio Cultural em Perspectiva”, o evento é promovido pela Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC), em parceria com o curso de História da UFMS/CPNA, e reúne uma programação diversa que propõe reflexões profundas sobre o valor do patrimônio material e imaterial da cidade e do Mato Grosso do Sul.
Com oficinas, mesas-redondas, conferências, apresentações culturais e feiras temáticas, a iniciativa visa fortalecer políticas culturais, valorizar a memória coletiva e incentivar a participação de gestores públicos, universidades, pesquisadores, artistas e a comunidade em geral.
A abertura oficial acontece na segunda-feira (19), às 19h, no Museu Municipal, com a presença do superintendente do IPHAN/MS, João Henrique dos Santos. A cerimônia contará com apresentação musical de Ana Paula e Leandro Picoli, marcando o início de uma semana dedicada à valorização do patrimônio cultural como ferramenta de transformação social. Outro momento simbólico será a reinauguração do Espaço Ofaié, na terça-feira (20), dedicado à valorização do patrimônio indígena.
Um dos destaques da programação é o Fórum de Patrimônio Cultural de Nova Andradina, que será realizado na quarta-feira (21), às 19h, no Museu Municipal. A abertura será conduzida pela professora Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski, reunindo representantes de instituições públicas, grupos culturais e universidades para debater o papel do patrimônio cultural no desenvolvimento local.
Já na quinta-feira (22), haverá uma mesa-redonda sobre as perspectivas do patrimônio cultural. Encerrando a programação, na sexta-feira (23), o debate sobre o fechamento de bibliotecas públicas e o impacto dessa realidade na população em situação de rua, com participação da doutoranda em psicologia Mary Celina e alunos dos cursos de História e Direito da UFMS, promete ampliar os horizontes sobre o papel social da cultura.
A Semana do Museu 2025 se insere nas ações de valorização da memória e da diversidade cultural promovidas pela FUNAC, que convida toda a comunidade a participar das atividades e contribuir para a preservação dos bens culturais e naturais da região.