Vale do Ivinhema Agora
Cultura

1ª Feira Cultural Nordestina leva multidão à Praça das Águas em noite de festa e tradição

Divulgação

Com música, arte e comidas típicas, evento celebrou as tradições do Nordeste brasileiro e enalteceu o legado dos migrantes em Nova Andradina

 

 

Cogecom

 

O som da sanfona, o aroma das comidas típicas e o calor humano tomaram conta da Praça das Águas na noite do último sábado (21), durante a 1ª Feira Cultural Nordestina de Nova Andradina. O evento transformou o centro da cidade em um verdadeiro arraial multicultural, celebrando as tradições do Nordeste brasileiro por meio da arte, da música e da gastronomia.

Realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), a feira integrou o calendário oficial das comemorações ao Dia do Migrante Nordestino e contou com recursos de emenda impositiva do vereador Josenildo Ceará.

Cb image default
Divulgação

A abertura da programação ficou por conta das alunas da oficina de jazz da FUNAC, que encantaram o público com uma coreografia exclusiva. Em seguida, a roda de capoeira do Centro Cultural Mundial da Capoeira levou ao palco a força dos ritmos afro-brasileiros, conectando tradição e resistência.

O ponto alto da noite foi marcado pelos shows musicais. A banda Flor de Pequi levantou o público ao som de muito forró pé de serra, xote e baião, em uma verdadeira celebração da música nordestina. O evento também valorizou os artistas locais, com destaque para a apresentação da dupla Garotos dos Pampas, que emocionou com repertório de raízes regionais.

Cb image default
Divulgação

Presente no evento, o prefeito Dr. Leandro Fedossi ressaltou a importância da cultura como elo de identidade e pertencimento. “A Feira Cultural Nordestina é uma homenagem justa a um povo que ajudou a construir Nova Andradina com sua força, alegria e tradição. Celebrar essas raízes é celebrar também a história do nosso município”, afirmou.

Ao lado do vice-prefeito Arion Aislan, da secretária Cida Valdez, do diretor-presidente da FUNAC, Rodrigo Souza, e dos vereadores Márcia Lobo e Josenildo Ceará, o prefeito Dr. Leandro destacou o envolvimento da gestão na valorização das manifestações culturais como política pública permanente.

Cb image default
Divulgação

Além das apresentações artísticas, o público pôde saborear pratos típicos, como canjica, sarapatel, pamonha e outras delícias nordestinas. O clima de confraternização reforçou o papel da cultura como espaço de encontro, pertencimento e inclusão.

A 1ª Feira Cultural Nordestina faz parte de uma série de ações voltadas à democratização do acesso à arte e ao fortalecimento das manifestações culturais em Nova Andradina, reafirmando o papel da cultura como instrumento de identidade, inclusão e cidadania.

Related posts

Alameda Cultural retorna com apoio da Prefeitura e impulsiona cultura e economia criativa

Anaurelino Ramos

Alunos da educação especial participam do Concurso de Quadrilhas da 47ª Festa Junina de Dourados

Anaurelino Ramos

Concerto gratuito no Teatro Glauce Rocha abre Festival Internacional de Violão em Campo Grande

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário