Vale do Ivinhema Agora
Cultura

Escuta pública da PNAB mobiliza classe artística e projeta novos rumos para a cultura local

Encontro em Nova Andradina reuniu representantes de três municípios da região leste e propôs ações para fortalecer políticas culturais, com foco na diversidade e inclusão

 

Cogecom,

 

Cb image default
Divulgação

Em um encontro marcado por vozes atuantes, ideias criativas e uma rica troca de experiências, representantes da classe artística, agentes culturais e gestores públicos da região leste de Mato Grosso do Sul participaram da escuta pública do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizada na última semana.

Sediado no Museu Municipal de Nova Andradina, o evento reuniu participantes dos municípios de Nova Andradina, Batayporã e Novo Horizonte do Sul, além de técnicos da Fundação de Cultura do Estado. A programação envolveu duas escutas simultâneas: uma voltada à execução estadual dos recursos da PNAB e outra ao planejamento cultural municipal, ambas com o objetivo de ouvir diretamente os fazedores de cultura e garantir que as próximas ações estejam alinhadas às necessidades reais da região.

Entre as principais propostas apresentadas pelos participantes estão a criação de editais voltados à primeira infância, à literatura, à cultura geek e aos games. A valorização do segmento musical, com foco na produção autoral, além do incentivo à cena hip hop local, especialmente às linguagens do grafite e do DJ, também foram destacados.

A classe artística sugeriu ainda melhorias nos critérios de bonificação dos editais, ações de valorização das artes visuais e formações para artistas e público. Demandas por iniciativas ligadas à gastronomia, inclusão por meio de espaços sensoriais e estruturação de feiras culturais completaram o leque de propostas.

Para Rodrigo Souza, diretor-presidente da Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC), a escuta representa um passo fundamental na consolidação da PNAB no município. “A construção coletiva é o que dá sentido à política pública. Ouvimos contribuições ricas e diversas, que refletem a pluralidade cultural da região. Agora, nosso compromisso é transformar essas escutas em diretrizes concretas de ação”, afirmou.

A ata da reunião será encaminhada à Comissão de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação da Escuta Pública e, após aprovação, publicada no Diário Oficial para garantir transparência e amplo acesso às informações.

A escuta integra o processo de implementação do segundo ciclo da PNAB, política de fomento do Governo Federal que visa fortalecer o setor cultural em todo o país, com foco na descentralização dos recursos e na valorização das expressões culturais locais.

Related posts

Alameda Cultural retorna com apoio da Prefeitura e impulsiona cultura e economia criativa

Anaurelino Ramos

Alunos da educação especial participam do Concurso de Quadrilhas da 47ª Festa Junina de Dourados

Anaurelino Ramos

Concerto gratuito no Teatro Glauce Rocha abre Festival Internacional de Violão em Campo Grande

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário