Nesta quinta-feira (4), comemora-se o Dia da Lei Eusébio de Queirós.
Tráfico: A Lei Eusébio de Queirós (Lei nº 581) foi uma legislação brasileira promulgada em 4 de setembro de 1850, que tornou ilegal o tráfico de africanos escravizados para o Brasil.

Intervenção: O documento foi criado sob forte pressão do Reino Unido, especialmente após a promulgação da Bill Aberdeen que dava aos ingleses o poder de apreender navios negreiros, mesmo em águas brasileiras.
Embora não extinguisse a escravidão em si, a lei foi um marco histórico e econômico, impulsionando a vinda de imigrantes europeus para substituir a mão de obra escravizada.

Retomada: O Sindicato Rural de Nova Andradina está anunciando a retomada da sua exposição agropecuária.
Desfile de Cavaleiros: Por exemplo, o Desfile de Cavaleiro, de Nova Andradina muito tradicional nos anos 2000, está agendado para acontecer no dia 04 de outubro.
Mesmo trajeto: O trajeto do Desfile de Cavaleiros vai continuar o mesmo. Da Chácara Capucci ao Tatersal de Leilão.
Presidente: Depois de várias temporadas, o pecuarista Marcus Vinícius Godoy Garcia, voltou a presidente o Sindicato Rural e por sua vez a retomada da Exponan.
Cinco anos sem evento: É interessante ressaltar que o Sindicato Rural de Nova Andradina, ficou exatos cinco anos sem acontecer.
40ª Edição: Agora com data já agendada a 40ª edição da Exponan vai acontecer de dias 10 a 12 de outubro.
A programação será diversificada, e inclui exposição de animais, shows, rodeios, atividades culturais e espaços de lazer

Abandono: As de ampliação da Escola Municipal Professor João de Lima Paes, anda a passos e tartarugas.
Cobrou: E a vereadora Gabriela Delgado quer saber detalhes sobre essa pauta. Principalmente sobre a motivação para essa tremenda demora.

Recapeamento: A Prefeitura de Nova Andradina torna público a intenção de fazer uma licitação no dia 18 de setembro, objetivando contratar uma empresa para recapear as ruas da cidade.
Investimento robusto: No ano passado (2024), a prefeitura já fez um investimento robusto de R$ 8 milhões para fazer esse mesmo serviço.
Vamos esperar: Então vamos esperar para ver quando milhões será investido.
Até porque faz muito pouco tempo que aconteceu esse investimento milionário. E as ruas e avenidas já estão todas esburacadas.

Pontos críticos: O deputado estadual Roberto Hashioka, do União Brasil apresentou projeto de lei número 231/2025. Objetivando sinalizar os pontos críticos.
O projeto: prevê a construção de faixas de aceleração e desaceleração nos novos projetos de engenharia e em pontos considerados críticos – de acordo com estudos técnicos de segurança viária –
Fechando as portas: O ponto de atendimento do Banco Bradesco de Batayporã vai fechar as suas portas no próximo dia 22.
Calmaria: A desativação desse ponto de atendimento, importante para a cidade, vai acontecer sem muito impacto. A vida digital das pessoas acabam por ajudando a acelerar esse processo.

Posse: A Professora Simone Wrzecionek Silveira, toma posse no final da tarde desta quinta-feira (4) na presidência do Partido dos Trabalhadores de Batayporã.
Solenidade: A solenidade, acontece a partir das 18h30 na sede da Associação Comercial. Localizada Avenida Antônia Spinosa Mustafá número 1379, na região central da cidade.
Presença: A deputada estadual Glace Jane (PT), confirmou presença na solenidade e vai prestigiar a posse da professora Simone. Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuui… Anaurelino Ramos é o Foca

