Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Acordo com o Incra-MS torna Nova Andradina a primeira cidade do estado apta a emitir CCUs a assentados

Acordo com o Incra-MS torna Nova Andradina a primeira cidade do estado apta a emitir CCUs a assentados

Os três primeiros Contratos de Concessão de Uso (CCU) emitidos pela Prefeitura foram entregues nesta quarta-feira (13), em Nova Casa Verde

Cogecom,

A assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), por meio da Superintendência Regional do Incra em Mato Grosso do Sul, tornou Nova Andradina a primeira cidade do estado apta a emitir Contratos de Concessão de Uso (CCUs) as famílias que vivem nos assentamentos locais.

A iniciativa prevê a atuação conjunta entre as partes (Incra e Prefeitura, por meio da Semdi – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado) no tocante às demandas dos assentamentos rurais de Casa Verde, Santa Olga, Teijin e São João.

A ampliação da rede de atendimento do Incra no município é resultado do esforço do prefeito Gilberto Garcia e da Secretaria de Desenvolvimento Integrado local, comandada pelo titular da pasta Hernandes Ortiz, para destravar e agilizar processos para regularização de lotes nesses assentamentos.

De acordo com Ortiz, a ideia do acordo surgiu devido às dificuldades na logística, força de trabalho disponível e carência em infraestrutura do Incra para atender todo o estado.

Cb image default
Foto: William Gomes

“Como ainda temos muitos lotes com a documentação irregular propusemos essa parceria e, com o apoio do superintendente Humberto Maciel, celebramos este acordo. Nova Andradina foi o município que mais avançou nos últimos 2 anos na regularização dos assentamentos, com a entrega de 735 CCUs. Agora, com a autonomia para executar as ações, vamos avançar muito mais”, declarou o secretário. 

Entre os serviços prestados está a emissão de CCUs, documento que dá aos agricultores a posse provisória do imóvel e garante o acesso aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do Governo Federal.

Também estão previstas atividades de supervisão ocupacional em lotes do PNRA (Plano Nacional de Reforma Agrária, elaboração de relatórios, coleta de assinaturas, recepção e entrega de documentos e notificações, reuniões e a elaboração de projetos técnicos para acesso aos créditos produtivos.

Nos termos deste acordo de cooperação, assinado pelo prefeito Gilberto Garcia e o Superintendente Regional do INCRA em Mato Grosso do Sul, Humberto César Mota Maciel, coube a Prefeitura disponibilizar dois profissionais para atuar diretamente na prestação de serviços aos assentados e a cessão de locais para o atendimento ao público.

Esses técnicos receberam treinamento na unidade de Incra de MS no ano passado e já estão trabalhando em dois locais: na própria Semdi, situada no Paço Municipal de Nova Andradina, e na Sala de Cidadania, que funciona na sede da Subprefeitura, em Nova Casa Verde. A meta é atender cerca de 1790 famílias.

Quanto ao Incra, a sua função é orientar, acompanhar e fiscalizar a execução das atividades desempenhadas pelos servidores municipais. 

Cb image default
Foto: William Gomes

Entregas de CCUs

Após 30 dias em funcionamento, os servidores municipais já mostraram que podem fazer a diferença no atendimento aos assentados. Os três primeiros de Contratos de Concessão de Uso (CCUs) foram entregues nesta quarta-feira (13), na Escola Municipal Luiz Claudio Josué.

Em ato simbólico, o prefeito Gilberto Garcia e o secretário Hernandes Ortiz, fizeram a entrega da CCU a Maria Izabel André Dantas da Silva, do lote 188, Assentamento Teijin. Também foram beneficiados João Batista Gomes (lote 159) e Iracy Galdino de Fraca (lote 750).

Related posts

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Comércio de Nova Andradina registra grande movimentação nesta véspera de Páscoa

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário