Entre população estimada de 5 a 11 anos, só 55% está vacinada e total de imunizados é de 25%
Dados do Painel Datusus-MS (do Monitor de Apoio às Informações em Saúde) apontam que, entre o público infantil – com idade entre 5 e 11 anos – o percentual de vacinados contra a Covid-19 é de 55,59%, com apenas 25% desse público imunizado.
Durante agenda na manhã desta segunda-feira (08), o governador, Reinaldo Azambuja, apontou que, dos óbitos da última semana -26 mortes – pelo menos 23 não estavam vacinados.
“Dei o exemplo dos 26 óbitos que obtivemos essa semana, infelizmente, por covid, 90% não tinham tomado nenhuma dose”, disse ele quando questionado sobre os baixos índices de vacinação infantil, apontando que Mato Grosso do Sul está “muito aquém da meta estabelecida”.
Conforme dados do Painel MAIS, entre os aptos à vacina, Mato Grosso do Sul tem um público estima de 301.026 crianças e pré-adolescentes, tendo aplicado 242.792 doses nessa faixa etária.
Entretanto, desse total, 167.332 foram primeiras doses e só 75.460 foram doses de reforço.
“Vacina é proteção à vida, imunidade para os nossos jovens, nossas crianças, vocês da imprensa tem um papel extraordinário nisso, que é divulgar a campanha de multivacinação, as regulares, a importância da vacina”, comentou o Governador.
Incentivo à vacinação
Como mostrou o Correio do Estado, ainda em julho o Governo do Estado disponibilizou R$ 2,5 milhões para as 508 salas de vacinas dos 79 municípios, com R$ 5 mil destinado para cada.
Reinaldo Azambuja fez questão de relembrar o incentivo, frisando que, com os postos capacitados, aquele que se vacina adquire os anticorpos e se torna mais protegido.
“Agora é divulgar, fortalecer as salas de vacinação. Demos o incentivo financeiro… espero que os pais, mães, equipes todas fortaleçam a presença dessas crianças, principalmente, no atendimeno e na vacinação regular que é, agora, nossa multivacinação”, acrescentou ele.
Ainda, é importante lembrar que Campo Grande lançou hoje (8) uma campanha multivacinação, para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos.
Essa campanha, que ainda tem o objetivo complementar de imunizar contra a poliomielite o público de até 4 anos, segue até 9 de setembro na Capital.
Vale destacar também que na multivacinação, todas as doses da rotina da criança e do adolescente, assim como as vacinas da gripe e da Covid-19, estarão disponíveis.