O Assentamento São João, recentemente passou a ser atendido pelo escritório local da Agraer, em Nova Andradina. Os trabalhos iniciaram com visitas as famílias de produtores, através do técnico Eduardo Andrade dos Santos, que em 15 dias percorreu o Assentamento e coletou as propostas para elaboração de projetos de Fomento Mulher.
Uma das nove modalidades do Crédito Instalação, o benefício aplicado pelo Incra é direcionado para a implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote no assentamento, sendo o valor liberado de até R$ 5 mil, em operação única, por unidade familiar.
Estes recursos serão destinados ao incentivo da produção, melhorando a renda e a qualidade de vida das famílias. No último dia 01, a equipe da Agraer, com a presença do Coordenador Municipal Rodrigo Zanoni e do Regional Sandro Polloni, esteve no Assentamento São João, onde foram coletadas as assinaturas das beneficiárias dos primeiros projetos que após enviados ao Incra, seguirão para o Banco do Brasil para a liberação dos recursos.
A ação contou com o apoio da Associação Nova Esperança do P.A. São João, através das Senhoras Elaine da Silva Moreira Dias e Ilma Lacerda Brandão, Presidente e Secretária, respectivamente.
Participou também no evento, a técnica agropecuária Keyla, estagiária do Programa de Residência Agrícola do Mapa, uma parceria da Agraer e IFMS. Outras famílias deverão ser beneficiadas, em breve, com novas propostas que já estão sendo elaboradas.
A Assistência Técnica da Agraer, com o apoio do Incra e a Prefeitura Municipal de Nova Andradina são importantes para dar o suporte necessário que o Assentamento necessita.
Texto e fotos: Escritório da Agraer de Nova Andradina