Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e ampliar o acesso ao crédito rural, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) realizou, nos dias 2 e 9 de abril, duas importantes reuniões com produtores rurais nos assentamentos Teijin e São João, no município de Nova Andradina. As ações reforçam o papel da instituição na promoção do desenvolvimento rural sustentável e no apoio direto aos agricultores familiares.
O encontro do dia 2 foi realizado na sede da Copav, no P.A. Teijin, com uma palestra conduzida pelo coordenador municipal da Agraer, Rodrigo Zanoni. Na ocasião, explicou sobre Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF 3.0), uma ferramenta que ganhou uma atualização no dia 21 de março de 2025 com a publicação da Portaria n.19.Nova versão traz maior integração, menos burocracia e ampliação do acesso para agricultores, assentados da reforma agrária, e Povos e Comunidades Tradicionais. O CAF é uma importante ferramenta que permite identificar a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os empreendimentos familiares rurais e as formas associativas de organização da agricultura familiar, habilitando o acesso de agricultoras e agricultores familiares a mais de 20 políticas públicas.
- P.A. Teijin
- P.A. Teijin
Zanoni também abordou as novas regras do Novo Pronaf A e A/C, com base na Resolução CMN 5.183 de 21 de novembro de 2024, que permite agricultoras e agricultores familiares beneficiados pelo PNRA (Programa Nacional de Reforma Agrária) a acessar até R$ 50 mil em crédito rural, com juros de 0,5% ao ano, e com prazo de pagamento de até 10 anos para pagamento – incluindo três anos de carência – e bônus de adimplência de 25%.
“Esses recursos são fundamentais para melhorar as condições de produção na unidade familiar de produção agrária, seja na aquisição de animais, infraestrutura ou tecnologias como sistemas fotovoltaicos. Levar essas informações até os agricultores e agricultoras é garantir que eles conheçam e acessem seus direitos”, destacou o coordenador Zanoni.
- P.A. Teijin
- P.A. Teijin
A equipe da Agraer de Nova Andradina também esteve representada pelos técnicos de desenvolvimento rural Amanda dos Santos e Eduardo Andrade. Participaram ainda da reunião o coordenador regional da Agraer, Sandro Henrique Polloni; o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Emerson Israel dos Santos; o vereador Adelar Belo; o presidente do CMDR, Marlon Schulz; o presidente da Copav, Valdecir dos Santos. Além de líderes comunitários e produtores rurais da região.
Já no dia 9 de abril, foi a vez do assentamento São João receber a equipe da Agraer para um encontro com cerca de 50 produtores rurais. Os técnicos Amanda Pereira e Eduardo Andrade apresentaram o CAF 3.0, orientando os presentes sobre os documentos necessários para o cadastro e os benefícios oferecidos pelo crédito rural via Pronaf.
- P.A. São João
- P.A. São João
“A presença da Agraer no assentamento é fundamental. A distância da cidade muitas vezes dificulta o acesso à informação. Quando a equipe vem até aqui, ela fortalece os vínculos com a comunidade e garante que ninguém fique para trás”, destacou o presidente da Associação de Produtores Nova Esperança, Uelington Cardozo.
Para o coordenador regional da Agraer, Sandro Polloni, ações como essas mostram o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
“Quando levamos informação técnica de qualidade e orientações sobre políticas públicas diretamente às comunidades, damos um passo importante para o desenvolvimento rural sustentável. A Agraer está cada vez mais presente na vida dos produtores e isso se reflete em melhorias reais no campo”, afirmou.
As ações fazem parte do esforço contínuo da Agraer para garantir o acesso a políticas públicas, ampliar a produção e melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem e trabalham no campo.