Vale do Ivinhema Agora
Campo

Agraer marca presença na 3ª Exponantec em Nova Andradina

 

Com foco na modernização do campo e na valorização da agricultura familiar, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou ativamente da 3ª Exponantec — Exposição Agropecuária de Nova Andradina – Feira Técnica, realizada entre os dias 23 e 25 de abril no Tatersal do Sindicato Rural.

Consolidada como a principal vitrine do agronegócio no Vale do Ivinhema, a Exponantec reuniu 25 expositores, promovendo conexões estratégicas entre produtores, empresas do setor, instituições financeiras e tecnologias voltadas ao campo. A programação contou com palestras técnicas, demonstrações de inovações e exposição de produtos e serviços agropecuários.

A presença da Agraer na feira teve como objetivo fortalecer o vínculo com os agricultores familiares da região, aproximando-os de novas oportunidades, linhas de crédito e conhecimentos técnicos.

O coordenador regional da Agraer, Sandro Polloni, destacou a importância da participação dos técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e dos pequenos produtores no evento.

“A Exponantec é um espaço que proporciona acesso à informação e inovação, e isso precisa chegar também aos agricultores familiares. Nossos técnicos de Ater atuam justamente como ponte entre a tecnologia e o campo, orientando o produtor, fortalecendo a produção e ampliando o alcance das políticas públicas. Participar de um evento desse porte é essencial para garantir que ninguém fique de fora do processo de desenvolvimento rural”, afirmou Polloni.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Nova Andradina, Leandro Fedossi, o presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, Marcus Vinicius Godoy Garcia Junior; o presidente da Câmara, Fábio Zanata; o comandante do 8° Batalhão da PM, Tenente-Coronel Paulo Renato; o diretor do campus da UFMS, Paulo César Schotten; além do próprio Sandro Polloni, representando a Agraer.

O presidente do Sindicato Rural, Marcus Vinicius, reforçou que a feira foi criada com o objetivo de construir pontes entre quem produz e quem fornece tecnologia, crédito e conhecimento.

“Temos orgulho em sediar um evento que cresce a cada ano e que vem se tornando referência no estado. Nova Andradina tem um dos mercados mais promissores do Mato Grosso do Sul, com solo fértil e diversidade de cultivos, o que nos torna competitivos e atrativos para investimentos”, destacou.

O coordenador municipal da Agraer em Nova Andradina, Rodrigo Zanoni, destacou que nesta edição da Exponantec a Agraer esteve ao lado de importantes instituições, parcerias do evento, entre as quais a UFMS, IFMS, UFGD, Sebrae e a CooperApoms.

“Durante o evento, os agricultores familiares tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma área de agrofloresta desenvolvida pelo IFMS de Nova Andradina, além de se inteirar sobre o Programa Agroflorestar, do Governo do Estado, voltado à promoção de sistemas sustentáveis e carbono neutro. Essa troca de conhecimentos é essencial para estimular práticas inovadoras e ambientalmente responsáveis no campo”, afirmou.

Related posts

Mandioca é o produto mais comercializado na Ceasa de MS entre os cultivados no Estado

Anaurelino Ramos

Problemas atingem quase 70% da safra de milho no sul de MS

Anaurelino Ramos

Cunhado encontra corpo de caseiro atacado por onça

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário