Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Agraer promove I Encontro da Agricultura Familiar de Angélica

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a prefeitura de Angélica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizaram a primeira edição do Encontro da Agricultura Familiar, no Município, com o tema: Desafios e Oportunidades.

O objetivo do evento foi promover entre produtores e representantes de entidades a fim de compartilhar informações, debater questões e assim construir políticas públicas que contemplem a realidade local.

Produtos e trabalhos expostos oriundos da Agricultura Familiar

O evento contou com a participação de membros do Executivo Municipal, técnicos da Agraer, conselheiros Municipais de Desenvolvimento Rural e agricultores familiares.

Durante o encontro houve, ainda, o lançamento do “Programa Municipal de Desenvolvimento da Agricultura Familiar” e do Projeto de Entreposto de Produtos de Origem Vegetal da Agricultura Familiar de Angélica, que será instalado no prédio conhecido como “vaca mecânica”.

“Esses projetos vêm para consolidar a política de fomento à agricultura familiar no Município”, garantiu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Angélica, Alam Tombini.

O agrônomo da Agraer, George Nelson Rodrigues, expôs as ações desenvolvidas no município através da instituição estadual.  “Contamos com a participação de produtores da agricultura familiar e suas organizações na execução de contratos de Chamada Públicas do Incra e do antigo MDA, hoje, Sead [Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário]. Graças as parcerias foi possível realizar inúmeras atividades, com reuniões técnicas, visitas, excursões, participação em dias de campos e implantação de unidades demonstrativas”.

A programação também envolveu o superintendente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Rogério Beretta, que falou sobre as políticas públicas do governo do Estado, com destaque no Projeto de Implantação de Microbacias Hidrográficas. A importância do associativismo e cooperativismo como forma de se alcançar a produção e renda também foram questões abordadas por ele.

Por fim, o coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni, fez uma apresentação sobre a atuação da Agência em nível de municípios e, também, de Estado.

Ainda estiveram presentes o prefeito de Angélica, Roberto Cavalcanti, e o coordenador de Pecuária da Semagro, Fernando Luís Nascimento.

Related posts

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Comércio de Nova Andradina registra grande movimentação nesta véspera de Páscoa

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário