Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Agraer promove I Encontro da Agricultura Familiar de Angélica

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a prefeitura de Angélica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizaram a primeira edição do Encontro da Agricultura Familiar, no Município, com o tema: Desafios e Oportunidades.

O objetivo do evento foi promover entre produtores e representantes de entidades a fim de compartilhar informações, debater questões e assim construir políticas públicas que contemplem a realidade local.

Produtos e trabalhos expostos oriundos da Agricultura Familiar

O evento contou com a participação de membros do Executivo Municipal, técnicos da Agraer, conselheiros Municipais de Desenvolvimento Rural e agricultores familiares.

Durante o encontro houve, ainda, o lançamento do “Programa Municipal de Desenvolvimento da Agricultura Familiar” e do Projeto de Entreposto de Produtos de Origem Vegetal da Agricultura Familiar de Angélica, que será instalado no prédio conhecido como “vaca mecânica”.

“Esses projetos vêm para consolidar a política de fomento à agricultura familiar no Município”, garantiu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Angélica, Alam Tombini.

O agrônomo da Agraer, George Nelson Rodrigues, expôs as ações desenvolvidas no município através da instituição estadual.  “Contamos com a participação de produtores da agricultura familiar e suas organizações na execução de contratos de Chamada Públicas do Incra e do antigo MDA, hoje, Sead [Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário]. Graças as parcerias foi possível realizar inúmeras atividades, com reuniões técnicas, visitas, excursões, participação em dias de campos e implantação de unidades demonstrativas”.

A programação também envolveu o superintendente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Rogério Beretta, que falou sobre as políticas públicas do governo do Estado, com destaque no Projeto de Implantação de Microbacias Hidrográficas. A importância do associativismo e cooperativismo como forma de se alcançar a produção e renda também foram questões abordadas por ele.

Por fim, o coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni, fez uma apresentação sobre a atuação da Agência em nível de municípios e, também, de Estado.

Ainda estiveram presentes o prefeito de Angélica, Roberto Cavalcanti, e o coordenador de Pecuária da Semagro, Fernando Luís Nascimento.

Related posts

Obras de drenagem e pavimentação avançam na Vila Maria Gonçalves e Olímpio Pinheiro

Anaurelino Ramos

Vereador Bira propõe a construção de capela e muro no cemitério do distrito de Amandina

Anaurelino Ramos

Polícia Civil desmantela esquema de comércio ilegal de armas de fogo e prende dois indivíduos em Bataguassu

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário