Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Agraer realiza visita técnica a sítio na Gleba Ouro Verde em Ivinhema

(fotos: divulgação/Agraer)

 

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) realizou uma visita técnica ao Sítio São José, localizado na Gleba Ouro Verde em Ivinhema (MS), para elaboração do projeto técnico para aquisição de 07 novilhas de corte para cria; nesta visita são precedidas as avaliações de Infraestrutura, pastagens, predominantemente de piatã, acesso a água e sombreamento como estratégia para propiciar bem-estar e conforto aos animais.

Sistema de Microgeração de Energia Fotovoltaica, constituído de 18 placas fotovoltaicas, que geram atualmente 700 Kwh/mês.

O proprietário Sr. José Lúcio Neto, dispõe de 02 tanques de piscicultura, revestidos de 800 metros quadrados de lâmina d’água, revestidos com lona gel membrana de 1.000 mm de espessura.

Nesta área, de tanque, 800 metros quadrados de lâmina d’água, com disponibilidade de sistema de oxigenação barato, devido ao sistema de Energia Solar, implantado há 03 anos, Sr. Jose Lúcio mantém 2.200 tilápias do Nilo, que são comercializadas vivas na propriedade, onde a procura é grande devido à qualidade e sabor das tilápias criadas neste sistema adotado no Sitio São José, onde os peixes se alimentam de ração e não tem contato com lama, comum em tanques escavados e não revestidos com gel membrana.

Esses peixes são comercializados com peso vivo médio de 1.2 kg/unidade, a R$10,00kg de peixe vivo durante o ano, observando -se que no período próximo a semana a demanda aumenta bastante e os compradores pagam R$15,00/kg de peixe.

A família é constituída de 05 membros, Sr. José Lúcio, a esposa Sra. Maria Clea, os filhos Ricardo, graduado em Agronomia e Renato graduado em Biologia. Toda a Família se dedica e empenha a exploração da atividade agrícola familiar, que é bastante diversificada, haja vista que nesta sítio com área de 15.66 hectares, tem área com 12,5 hectares de pastagens constituídas predominantemente de 10 hectares de piatã e 2,5 hectares de MG4,onde atualmente são mantidas 31 unidades de bovinos de corte; dispondo também de 1,5 hectare de frutas, como goiaba, melancia, abacaxi, abóboras, mandioca de cozinha, sendo produtos que são comercializados no comércio local, e também nos programas PAA, PNAE há mais de 10 anos.

Sr. José Lúcio tem uma longa história com a extensão e pesquisa, chegou no município de Ivinhema em 1975,como trabalhador agregado de Agricultura Familiar, quando trabalhava com as culturas do café, sempre atendido pelo Sistema de Extensão Rural, na época Acarmat, depois Agraer (fim da década de 70, após Criação do Estado de MS) quando em 1982 se tornou agricultor atendido por José Simeão na cultura do café, posteriormente da mandioca, se tornaram amigos, desde então é assistido pelo sistema de extensão rural até os dias de hoje, Semagro/Agraer.

Aqui construiu uma linda família, com suor do trabalho da terra , formou dois filhos, que apesar de deficientes visuais, como eles mesmo fazem questão de declarar, não são limitados para acesso ao conhecimento e aprendizado constante; Sr. José Lúcio tem como característica a eterna gratidão ao sistema de Extensão Rural Pública, a Pesquisa e as oportunidades de inclusão e Progresso Social ,Econômico e Humanitário em que está inserido.

Related posts

Valeta na Rua Imaculada Conceição e Sete de Setembro expõem condutores ao perigo

Anaurelino Ramos

Nova Andradina começa a receber ornamentação nos espaços públicos

Anaurelino Ramos

Presidente Lula vem a MS em 4 de dezembro para oficializar demarcação de terra indígena

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário