Acadêmicos e professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Ivinhema, realizaram uma visita técnica ao Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP). A visita que ocorrei no último dia 10 de setembro, contou com o auxílio da Prefeitura Municipal de Ivinhema. que forneceu o transporte. A unidade de Conservação conta com uma área de 33.845,33 hectares, constituída por um dos últimos fragmentos significativos de floresta de Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual) do interior paulista.
Nas atividades de campo, os alunos percorreram três trilhas, sendo uma delas a do Morro do Diabo. A visita possibilitou conhecer mais sobre fauna e flora típicas da Mata Atlântica, que é a formação vegetal nativa do município de Ivinhema também, além de compreender, na prática, as teorias apresentadas em sala de aula.
Segundo a professora Lucimara Nogi Egea, coordenadora da atividade, a visita técnica foi bastante satisfatória. “A visita proporcionou ampla visão sobre as trilhas ecológicas e Educação Ambiental, mostrando a finalidade das trilhas de produzir conhecimento em relação ao meio ambiente, levando os visitantes a terem contato direto com o ecossistema onde estão implantadas, proporcionando não só um aprendizado, mas uma conscientização ambiental”, afirmou.