Vale do Ivinhema Agora
Campo Imagens do Dia a Dia

Batayporã adquire mais 250 toneladas para o Programa Municipal de Distribuição de Calcário

 

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, tem dado continuidade às ações do Programa Municipal de Distribuição de Calcário. Na última semana, foram descarregadas, no Núcleo Urbano dos Assentamentos, 250 toneladas do insumo, que deverão ser distribuídas diretamente no lote dos contemplados a partir do dia 14 de abril.

Implementado em 2022, o programa incentiva pequenos produtores, proporcionando gratuitamente a entrega na propriedade e a incorporação do calcário ao solo. O maquinário e a mão de obra utilizados na ação são disponibilizados pelo município. A compra do insumo foi realizada com recursos próprios do Poder Executivo e é calculada em aproximadamente R$ 70 mil.

A calagem oferece diversos benefícios essenciais para a melhoria da fertilidade e da produtividade agrícola. Entre os principais efeitos positivos está a correção da acidez do solo, fator determinante para o bom desenvolvimento das plantas. Ao elevar o pH do solo, a calagem reduz a toxicidade de elementos como alumínio e manganês, que, em excesso, prejudicam as raízes. Além disso, o calcário é fonte de cálcio e magnésio, nutrientes indispensáveis ao crescimento vegetal.

“Nós vamos continuar investindo recursos públicos no pequeno produtor para termos retorno prático para a nossa economia local. Esse programa proporciona um melhor solo, melhor produção e eficiência financeira para quem está plantando e não tem condições de buscar o calcário, trazer à sua propriedade e fazer a incorporação”, afirmou o prefeito Germino Roz sobre a iniciativa.

Related posts

Agraer leva informação sobre crédito rural e CAF a produtores de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Para proteger parque e propriedades no Pantanal, Governo de MS realiza ação inédita de queima prescrita

Anaurelino Ramos

Às vésperas de “churrasco em Paris”, ação na Justiça expõe gado clandestino em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário