Derruba é ilegal e mesmo se fosse legalizada o material lenhoso deveria ser aproveitado e não enterrado (foto: divulgação/PMA)
Por: Vale do Ivinhema Agora
Na manhã desta quinta-feira (18), em fiscalização no assentamento São João em Batayporã (MS), Policiais Militares Ambientais localizaram em um dos lotes do assentamento uma máquina pá-carregadeira derrubando árvores ilegalmente e enterrando o produto vegetal.
No local, a equipe da PMA verificou que o assentado, de 52 anos, havia contratado os serviços da máquina para derrubar diversas árvores isoladas pela raiz em uma área de pastagem de 1,6 hectare.
Com a pá-carregadeira escava-se valetas e se enterrava toda a madeira e galhadas das árvores, para burlar a fiscalização, devido à falta da licença ambiental para a atividade. De qualquer forma, mesmo se possuísse a licença, ele jamais poderia enterrar a madeira, pois em exploração vegetal é necessário se fazer o aproveitamento do material lenhoso.
As atividades foram interditadas e a máquina e madeira apreendidas. O infrator, residente em Batayporã, foi autuado administrativamente e recebeu multa administrativa de R$ 12.000,00.
Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção.
O autuado ainda foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada, junto ao órgão Ambiental competente.