Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Batayporã inicia campanha de vacinação contra a Influenza nesta quarta-feira (20)

Ministério da Saúde adiantou a estratégia de prevenção contra a gripe. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã

Atendimentos serão realizados na ESF Santa Luzia, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30; imunização já começa com a inclusão de todos os grupos prioritários

 

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã inicia nesta quarta-feira (20) a campanha anual de imunização contra o vírus da Influenza (gripe). A imunização será ofertada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Além de ter sido adiantada pelo Ministério da Saúde, outro diferencial da campanha está em já iniciar com todos os grupos prioritários incluídos.

Conforme explicou a enfermeira coordenadora municipal de imunização, Angela Rocha, a decisão do Ministério da Saúde se deve ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. “Geralmente, a vacinação contra a influenza é promovida nos meses de abril e maio. O adiantamento visa evitar que esse cenário se torne crítico, ainda mais com este período de seca que muitas regiões têm vivido. É um fator que piora os quadros respiratórios”, destacou a profissional.

“Outra observação é que a vacina vai requerer identificação nominal. Ou seja, só será aplicada mediante apresentação do CPF ou o Cartão Nacional de Saúde, o CNS”, complementou Angela. De acordo com o Ministério da Saúde, “a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil”.

Outro diferencial, é que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. “Isso é muito importante, porque a população pode ir se previnir contra a gripe e também já atualizar toda a carteirinha recebendo os demais imunizantes que podem estar em atraso”, ressaltou a coordenadora.

Podem se vacinar:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

Trabalhadores da Saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Professores dos ensinos básico e superior (necessita de comprovação);

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros (necessita de comprovação);

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) (necessita de comprovação);

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante da influenza pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre cada dose. Pessoas que receberam vacina contra a dengue devem aguardar 30 dias para receber qualquer outro imunizante.

Dengue e Covid-19

Vale ressaltar que as campanhas de vacinação contra a Dengue e Covid-19 continuam sendo executadas. A vacina contra a dengue, no momento, é ofertada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, porém, ela não pode ser ministrada juntamente com outros imunizantes. É necessário um intervalo de 30 dias. A vacinação contra a Covid-19 inclui bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A população também deve procurar os imunizantes na ESF Santa Luzia.

Related posts

Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke tem reforço na segurança pessoal

Anaurelino Ramos

Secretaria de Saúde divulga programação do Dia D Novembro Azul

Anaurelino Ramos

Nova Andradina recebe van adaptada para o Projeto Conviver

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário