Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Batayporã promoverá coleta de sangue para doação de medula óssea

Ação especial acontece dia 10 de janeiro e visa o público entre 18 e 35 anos; com apenas 5 ml de sangue, voluntários entram para cadastro internacional de doadores

 

Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, em parceria com o Hemocentro Coordenador de Nova Andradina (Hemosul), promoverá uma ação especial de coleta de sangue para doação de medula óssea, no próximo dia 10 de janeiro. A atividade será realizada no Laboratório Municipal de Batayporã, das 8h às 13h.

A iniciativa visa apenas pessoas entre 18 e 35 anos. Não é necessário estar em jejum no momento da coleta. Cada voluntário necessitará doar apenas 5 ml de sangue. “Essa quantidade já é o bastante para que o doador faça parte do cadastro de doadores de medula óssea, que será incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome)”, explicou a farmacêutica Mayra Michelini.

O Redome é parte de um banco de dados mundial que conecta doadores e pacientes que ocasionalmente são transplantados. Caso seja identificado como um possível doador para algum paciente, o doador é contatado para confirmar sua disponibilidade e realizar exames complementares. O cadastro é simples e seguro, e permanece ativo até que o voluntário complete 60 anos de idade ou decida cancelá-lo.

No dia da ação, o Laboratório Municipal será dedicado exclusivamente à coleta de medula óssea. Não haverá atendimento para outros tipos de exames, entrega de resultados ou realização de agendamentos.

 

FOTO: Freepik.

Related posts

De derivados de nicotina a fitoterápicos adulterados, Vigilância Sanitária de MS apreende milhares de produtos ilegais

Anaurelino Ramos

Imunização em MS: campanhas ultrapassaram 263 mil doses aplicadas em 2024, ampliando cobertura

Anaurelino Ramos

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul realiza primeira captação de órgãos do ano

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário