Vale do Ivinhema Agora
Região

Batayporã realiza campanha “Novembro Negro: Mês de Luta e Celebração”

Programação é voltada ao mês da Consciência Negra e conta com ações educativas

 

O município de Batayporã deu início à campanha “Novembro Negro: Mês de Luta e Celebração”, promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O objetivo é celebrar o Mês da Consciência Negra com uma série de ações que abordam a valorização da cultura afro-brasileira e a conscientização sobre o combate ao racismo e a violência contra mulheres negras.

 

A abertura oficial da campanha ocorreu no dia 4 de novembro, durante entrevista à Rádio Cidade, com a participação da professora Enilze Breguedo, presidente do COMPIR e a gestora de promoção da igualdade Racial, Simone França. O evento marcou o início das atividades que se estenderão até o fim do mês, incluindo palestras e encontros educacionais em escolas e outras instituições locais.

 

Programação destaca letramento racial e debates sobre violência de gênero

 

Nesta sexta-feira (8), o professor Claudinei Araújo, mestre em Geografia e especialista em relações étnico-raciais, gênero e diferenças no ensino de História, ministrou palestra na Câmara Municipal. O evento contou com servidores públicos de diversas áreas, representantes locais e o público incluído em políticas sociais.

 

Outros destaques da programação são as atividades de “Letramento Racial”, lideradas pela professora Enilze Breguedo, que ocorrerão na Escola Municipal Anízio Teixeira e na Escola Estadual Jan Antonin Bata, nos dias 13, 21 e 23 de novembro. As ações visam promover uma reflexão entre os alunos sobre identidade racial, história e cultura afro-brasileira.

 

No dia 22 de novembro, será realizada uma palestra sobre “Consciência Negra e Violência contra as Mulheres” na Escola de Educação Especial Luz do Amanhã (APAE). A discussão será conduzida por Enilze Breguedo, pela assistente social Marilza Breguedo e por Simone França, que também é coordenadora especial da Mulher. O trio irá enfatizar o impacto da violência de gênero na vida das mulheres negras e a importância do fortalecimento das redes de apoio.

 

A programação está sujeita a alterações e conta com o apoio de diversos parceiros na cidade. Segundo Simone, a campanha visa fortalecer a identidade e a dignidade da população negra, promovendo espaços de diálogo e conscientização que impactam a vida da comunidade.

 

Fotos: Prefeitura de Batayporã.

Related posts

PCC usa AirTags para rastrear cocaína que passa por MS e vai para Europa e Ásia

Anaurelino Ramos

Jovens atletas de Nova Andradina são destaque no 14º Festival Conesul de Atletismo

Anaurelino Ramos

Serviços do Laboratório Municipal “Nacim Abrão” são suspensos por três dias

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário