Vale do Ivinhema Agora
Campo Região Saúde

Batayporã: SIM promove treinamento de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos

Assessoria PMB, PMB

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Batayporã, promoveu no mês de dezembro um treinamento de “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”.

A capacitação foi destinada a empreendedores e profissionais que trabalham com a comercialização de alimentos de origem animal em Batayporã, como frigorífico abatedouro, açougues, restaurantes, churrascarias, supermercados e entreposto de ovos, a capacitação reunindo 30 participantes.

A iniciativa teve como proposta aprimorar o serviço dos profissionais para garantir a integridade do alimento com a qualidade que o consumidor merece ter, visando ainda assegurar a saúde pública da população.

Durante dois dias de treinamento, os profissionais receberam uma série de orientações sobre a importância de aplicar as boas práticas na manipulação de alimentos. Com carga horária de 9 horas, a capacitação foi ministrada pela instrutora do Senar, Ana Carla da Silva, que abordou sobre o conceito de Boas Práticas na Fabricação; os tipos de contaminação de alimentos: biológico, químico e físico; classificação dos microorganismos; deteriorantes úteis e patogênicos; multiplicação dos microorganismos; saúde e segurança do manipulador; técnicas de higienização; controle de pragas e armazenamento e distribuição dos alimentos.

Cb image default

Fotos: PMB/SIM

O diretor do Serviço de Inspeção Municipal, o médico veterinário Rafael Olegário, classificou o treinamento como obrigatório e indispensável para os empresários e profissionais que atuam com alimentos de origem animal.

“Garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor requer um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio, que abrange desde as matérias-primas até o produto final, por isso a importância dos profissionais do ramo receberem instruções sobre as boas práticas em manipulação de alimentos”, frisou Olegário.

Além do Sindicato Rural e Senar, a capacitação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que validou a atividade.

Related posts

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Comércio de Nova Andradina registra grande movimentação nesta véspera de Páscoa

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário