O Prefeito de Batayporã (MS), Jorge Luiz Takahashi (MDB), declarou situação de emergência por um período de 180 dias, nesta segunda-feira (21), as área afetadas pelas chuvas ocorridas nos dias 17 e 18 de janeiro.
O decreto do executivo, de número 07/2019, visa dar ampla atenção nas áreas afetadas pelas intensas chuvas. Elas provocaram danos na zona urbana e rural. No documento o chefe do executivo, discorre que as chuvas, provocaram inundações em várias residências e prédios comerciais, ocasionados pelo transbordamento da Lagoa do Sapo.
Sistema de captação de água não suportou

O alcaide se embasa no fato de o sistema de captação de águas pluviais, mais uma vez não suportou o volume de água por conta da precipitação pluviométrica vindo a transbordar.
Zona rural
Por outro lado, na zona rural o estrago foi quase que das mesmas proporções. Danificando pontes e estradas municipais, ocasionando o impedimento do transporte de grãos e outros serviços, danificando aproximadamente 100km de estradas.
O fenômeno também destruiu três pontes de madeira e seis pontilhões, resultando em sérios danos. Causando transtornos no setor da agricultura familiar e do agronegócio.
Providências
Por força do decreto, o executivo autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. (Vale do Ivinhema Agora)

