Vale do Ivinhema Agora
Educação

Batayporã tem avanço expressivo na avaliação do SAEMS

Aquisição de materiais pedagógicos, ênfase na formação continuada de professores e estruturação das escolas têm somado ao desempenho dos estudantes. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã
Além do aumento na proficiência média no componente Língua Portuguesa, houve melhora notável na distribuição dos estudantes por padrão de desempenho, com salto de 44%

O município de Batayporã demonstrou progresso significativo na aprendizagem dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (SAEMS). Os dados referem-se ao desempenho em Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino e foram divulgados pelo sistema da Secretaria de Estado de Educação (SED-MS) nesta quinta-feira (24).

Em 2024, a proficiência média dos estudantes foi de 632 pontos, o que representa um avanço de 56 pontos em relação ao ano anterior, quando o índice era de 576. O resultado também é superior à média registrada em 2022, que foi de 581 pontos. Em 2021, devido ao cenário da pandemia de Covid-19, não houve avaliação.

Além do aumento na proficiência média, houve uma melhora notável na distribuição dos estudantes por padrão de desempenho. O percentual de alunos no nível “Adequado” subiu de 44% em 2023 para 61% em 2024. Outro destaque se dá nas faixas de desempenho mais baixas, que apresentaram drástica redução: o número de estudantes em situação “Muito Crítica” caiu de 11% para 0%, e os classificados como “Crítico” passaram de 18% para 7%.

O crescimento da faixa “Intermediário” também é relevante. A mesma passou de 28% para 32% entre 2023 e 2024, indicando uma transição positiva rumo aos níveis mais altos de aprendizagem.

Segundo a secretária interina de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fabiana Luiza de Souza, os resultados reforçam a eficácia das políticas públicas educacionais implementadas no município, com destaque para ações de fortalecimento da alfabetização na idade certa. “A formação continuada de professores e o monitoramento pedagógico das escolas também contribuem muito para esses resultados”, analisou.

De acordo com o prefeito Germino Roz, a progressão dos indicadores reflete o comprometimento da gestão municipal com a qualidade do ensino. “É gratificante ver que um esforço conjunto tem posicionado Batayporã como referência regional em avanços na Educação Básica. Investimentos em materiais pedagógicos de qualidade, formação de professores e a estruturação das unidades têm sido algumas de nossas principais ações”, finalizou o gestor.

Related posts

Concursos de redação e vídeo desafiam estudantes a pensar o planeta

Anaurelino Ramos

Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas

Anaurelino Ramos

Novo Horizonte do Sul institui o Dia Mundial do combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário