Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Bloquinho da Vacinação: Saúde de Nova Andradina realiza plantão contra a dengue no Carnaval

Unidade Básica de Saúde Central oferecerá atendimento especial das 13h às 17h para crianças de 10 a 11 anos

 

cogecom,

A Secretaria de Saúde de Nova Andradina irá realizar um plantão de vacinação contra a dengue neste feriado de Carnaval. Nesta terça-feira (13), a Unidade Básica de Saúde Central estará em funcionamento especial das 13h às 17h, visando imunizar crianças entre 10 e 11 anos.

Essa iniciativa visa atender a um público-alvo selecionado com base nas taxas de hospitalização por dengue nos últimos cinco anos no Brasil. Nesta primeira etapa, apenas esse grupo será beneficiado com o esquema vacinal, composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Segundo o secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, o município recebeu do Ministério da Saúde 1335 doses da vacina contra dengue (Qdenga) nesta segunda-feira (12). Ortiz ressaltou a importância de iniciar a vacinação imediatamente após o recebimento das doses, considerando o número de casos da doença.

“Apesar de licenciada para pessoas de 4 a 59 anos, a vacina Qdenga será administrada prioritariamente em crianças de 10 a 14 anos, conforme decisão da OMS, CONASS e CONASEMS, levando em consideração as taxas de hospitalização por dengue e a capacidade de produção do laboratório”, explicou o Secretário.

A vacina Qdenga contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus da dengue, proporcionando proteção sem causar a doença. Essa imunização fortalece as defesas naturais do corpo, oferecendo segurança contra os vírus causadores da dengue em exposições futuras.

A dengue é o arbovírus mais prevalente na Região das Américas, com epidemias recorrentes a cada três a cinco anos. No Brasil, desde a primeira epidemia em Boa Vista-RO, em 1981, o país enfrenta casos continuados da doença. Com quatro sorotipos distintos, a dengue representa um desafio constante para a saúde pública.

Related posts

Secretaria de Saúde divulga programação do Dia D Novembro Azul

Anaurelino Ramos

A pedido do MPMS, Estado deverá reduzir filas das cirurgias plásticas reparadoras e oftalmológicas

Anaurelino Ramos

Boletim Epidemiológico: MS registra 16.012 casos confirmados de dengue

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário