Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Boletim Epidemiológico: MS registra 8.272 casos confirmados de dengue

Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

 

Mato Grosso do Sul já registrou 13.534 casos prováveis de Dengue, sendo 8.272 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 44ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na terça-feira (4). Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Caracol, Bonito e Dourados registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, 7 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 188.875 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 13.695 casos prováveis, sendo 7.525 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 74 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 16 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 44- 2025

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 44 – 2025

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Divulgação Gov

Related posts

Baixo Pantanal de MS zera óbito materno e reduz mortalidade infantil

Anaurelino Ramos

Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde já podem se vacinar contra a dengue em Batayporã

Anaurelino Ramos

Mulher cai de telhado e é socorrida pelo Samu em Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário