Vale do Ivinhema Agora
Política Saúde

Câmara se mobiliza para viabilizar Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica para Nova Andradina

CER/Divulgação
por: Assessoria

Em outra indicação, vereadores também apresentaram projeto com o intuito de capacitar profissionais da saúde sobre o diagnóstico e tratamento da tuberculose e outras doenças

 

Por meio da Indicação 319/2023, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina deu início às tratativas para viabilizar a instalação de uma unidade do Centro Especializado em Reabilitação (CER/APAE) e Oficina Ortopédica em Nova Andradina. A proposta é encabeçada pelas vereadoras Marcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) e pelos vereadores Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Arion Aislan (PL) e Dr. Sandro Hoici (sem partido).

O pedido foi oficializado na 30ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativo e encaminhado ao deputado estadual licenciado e titular da Secretaria Estadual de Governo, Pedro Caravina, secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, prefeito Gilberto Garcia e secretário municipal de Saúde, Hernandes Ortiz.

O CER/APAE é um serviço especializado de reabilitação, o qual dispõe de Médicos Especializados em Reabilitação, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Técnico em Órteses e Próteses e Educador Físico.

“O Centro realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência física e intelectual em Mato Grosso do Sul”, argumentaram os vereadores na justificativa da indicação.

Mais indicações
A saúde também pautou a Indicação 392/2023, de autoria da vereadora Marcia Lobo e dos vereadores Arion Aislan, Dr. Sandro Hoici e Dr. Leandro Fedossi, solicitando a capacitação de todos os profissionais da área da saúde para intercâmbio de informações sobre a Tuberculose.

“Hoje contamos com oito casos confirmados e quatro em ataque (que são os familiares que são supervisionados). Em uma cidade com mais de 50.000 habitantes, a probabilidade dessa doença estar escondida é muito grande, precisamos estar de olhos atentos, pois as doenças mais antigas estão voltando”, alertaram os parlamentares.

Ainda para o setor da saúde, a vereadora Marcia Lobo cobrou, na Indicação 387/2023, que seja realizada a revisão e limpeza de todos os bebedouros existentes nos prédios de responsabilidade da Secretaria de Saúde e a colocação de bebedouros com filtros nos locais que ainda não possuem.

Related posts

Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos prioritários para 2025

Anaurelino Ramos

Plantões de telemedicina podem reduzir filas de espera por especialidades em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke tem reforço na segurança pessoal

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário